Estimule a visão: A importância de olhar nos olhos do seu bebê

Estimule a visão: A importância de olhar nos olhos do seu bebê

O bebê enxerga desde o nascimento, no entanto, ainda não consegue focar em um objeto central. Sua visão é periférica, enxerga o que está mais nas laterais dos olhos. O desenvolvimento da visão acontece de forma gradativa até os 3 anos de idade.

Existem muitas formas de estimular a visão dos pequeninos. No primeiro mês o bebê só consegue focar a visão a uma distância de mais ou menos 20 a 30 centímetros, eles não distinguem cores, mas objetos com mais brilho ou intensidade de cor e objetos com cores contrastantes, como o preto no branco, despertam sua atenção. Porém, de todos os objetos que possam ser apresentados, o seu rosto mamãe é o preferido deles.

Os olhos brilhantes e a boca escura criam um contraste, enquanto que o cabelo que enquadra o rosto estimula a visão periférica. O seu rosto não só tem todos os traços visuais de que o bebê gosta, como também se move e emite sons. Quando você amamenta, converse ou cante uma música, e se ele estiver acordado, sempre mantenha os seus olhos nos dele. Esse contato visual é de extrema importância para a sua comunicação com o pequeno. Outro bom exercício de estimulo é, segurando seu bebê no colo, na sua frente, mover lentamente sua cabeça para um lado e para o outro. Este intercâmbio de olhares marca o início de um vínculo crescente. 

Com 3 meses de idade, um bebê habitualmente acompanha um objeto que se mova na sua frente. Nessa idade já é capaz de reconhecer alguns objetos e pessoas mais familiares. Também por esta época, ele passa a diferenciar cores e começa a perceber a distância entre ele e os objetos de seu interesse. Móbiles são ótimos para estimular a visão e a nova habilidade de tentar pegar alguma coisa. Até os sete meses a coordenação olho-mão estará plenamente desenvolvida e, permitirá que o bebê alcance e pegue os objetos desejados.

A partir dos 6 meses, inclua a leitura na rotina dos seus filhos. É o que há de melhor para desenvolver não só a visão, mas, também, a linguagem e o intelecto! Mostrem figuras e leiam a história mudando o tom de voz. Deixem que eles mexam nos livros, coloquem na boca, brinquem, não se preocupe em ler uma história inteira, a atenção deles que determinará o tempo de duração da leitura.

A partir dos oitos meses de idade, o neném consegue reconhecer os rostos mais familiares, mostre a ele fotos de pessoas conhecidas, para estimular a sua nova habilidade. Ao completar 1 ano de vida, ele já entenderá a distância entre perto e longe, e passará a reconhecer as pessoas mesmo distantes.

O importante é fazer que cada momento do estímulo seja algo divertido e carinhoso. Não considere essas atividades como metas a serem alcançadas, deixe isso mais pra frente. Nesse período tudo que eles querem e precisam é de muito amor, carinho e cuidado, e isso a gente sabe que vocês tem de sobra! Até a próxima ;*