A Chegada do Segundo Filho

A Chegada do Segundo Filho

A chegada do segundo filho é muito esperada pelos pais e pelo irmãozinho, toda a família fica na expectativa de como o filho mais velho reagirá. Um misto de emoções e sentimentos invadem os pais, sem saber como tudo se ajeitará, o que acontecerá e como eles próprios se comportarão com os dois filhos.

É importante lembrar que a chegada do segundo filho não fará com que vocês deixem de amar, ou amem menos o mais velho, porém ele não sabe disso, o que ele entende nesses casos é que antes tinha toda a atenção dos pais para si e agora terá que dividi-la, então a conversa, desde o inicio da gravidez é importantíssimo para que o pequeno consiga controlar o ciumes e perceba que o irmãozinho não veio para tirar os pais dele, e sim para ser seu amigo.

Separamos 7 dicas simples que vão te ajudar a mostrar para o filho mais velho que a chegada do irmão não é algo negativo, e que ele só vai ganhar com o pequeno novo membro da família.

  1. Vantagens – conversar com o pequeno lhe mostrando quantas vantagens ele terá ao ter um irmãozinho é super importante e fará com que ele compreenda que o irmão será um amigo e companheiro para ele. Mostre-lhe também coisas que ele ainda poderá fazer com vocês, mesmo quando o irmão já tiver nascido, exemplo: ir ao cinema, andar de bicicleta, brincar de bonecas ou carrinhos e assim por diante.
  2. Elogios – é importante sempre elogiar o bom comportamento do filho mais velho com o irmão, o carinho, cuidado e todo amor que ele demonstra ter com o irmãozinho.
  3. Responsabilidades– o filho mais velho vai querer ajudar na hora do banho, ou na troca de fraldas ou ainda na hora do soninho do bebê, não fique irritada com ele por isso, afinal ele também quer fazer parte da nova rotina que a família esta começando a criar, para que ele não se sinta excluído e deixado de lado com a chegada do irmãozinho de-lhe responsabilidades como, ajudar na hora do banho, olhar o irmãozinho enquanto você esta fazendo outra tarefa, cantar uma musiquinha pra ele dormir…
  4. Atenção – o bebê ainda é muito pequeno e requer mais atenção e cuidados, porém isso não quer dizer que você deva esquecer que tem outro filho, a maioria dos pais acabam se esquecendo que o filho mais velho precisa de tantos cuidados e atenção quando o mais novo. Tente encontrar horas no seu dia em que possa dedicar um tempinho exclusivo para ele, como na hora do soninho do bebê.
  5. O amor – lembre o filho mais velho que você ainda o ama da mesma forma, que o seu coração não se dividiu e que seu amor não diminuiu. É importante mostrar-lhe e falar o quanto o ama sempre.
  6. Fale sobre ele – sempre que tiver a oportunidade conte pra ele como foi com ele quando estava grávida ou quando ainda era bebê.
  7. Conversar – a conversa com o pequeno é super importante, mostrar pra ele que o irmão veio para somar, que a família ficará ainda mais feliz com todos juntos e que o bebê será um grande amigo dele é tão importante quanto todos os itens acima.

Ter um irmão é importante para o filho mais velho, assim ele vai aprender a dividir e conhecer novos sentimentos. O ciúmes é super normal, o importante é que os pais sempre tentem mostrar ao mais velho o quando ele é amado por todos, inclusive pelo irmão mais novo.

Uma dica bacana que vai ajudar o mais velho a receber o bebê de forma mais fácil é ir conversando com ele durante a gravidez e deixar que ele participe de todos os momentos, diga a ele que o irmãozinho vai trazer um presente pra ele quando chegar, e quando ele for visitar vocês na maternidade, entregue o presente dizendo que foi o irmãozinho que trouxe pra ele com todo amor e carinho.

E não se esqueça, gritar, bater ou ignorar o filho mais velho não deve ser uma opção, sempre converse com ele em tom calmo e de forma tranquila, explique da melhor maneira o que pode ou o que não pode ser feito com o bebê, dessa maneira logo ele entenderá o quanto o pequenino também precisa dos seus cuidados e amor.