Cuidar da higiene de um bebê é tão importante quanto os cuidados com a saúde. Atenção e zelo são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos, principalmente quando se trata de um recém-nascido.
Ter cautela com a higiene faz parte das atividades diárias e os detalhes devem ser observados pelos pais com atenção.
Fique atento às dicas e garanta que seu bebê estará limpinho e saudável.
Na hora do banho
- O bebê deve tomar banho uma vez ao dia, no horário que for preferível para quem realizar a tarefa.
- Fique atento à temperatura da água. Recomenda-se que a água esteja entre 36 e 37 graus. Vale aquela velha dica de colocar o antebraço na água para verificar a temperatura. Se estiver agradável para esta região do corpo do adulto, estará bom para o bebê. Mas lembre-se de adequar a temperatura conforme o clima.
- A pele dos pequeninos é muito mais sensível que a do adulto, portanto evite sabonetes perfumados, que podem causar dermatite ou alergias. Tenha preferência por sabonetes neutros.
- Para lavar os cabelinhos, não use xampu. Opte pelo sabonete líquido para banho.
- Não deixe de verificar se a criança estará totalmente seca antes de vesti-la.
Trocando a fralda
- Logo que perceber que o bebê fez cocô ou xixi, troque de fralda no mesmo instante, evitando assaduras e infecções.
- Quando troca-lo, preste atenção nas genitálias. No caso dos meninos, as fezes podem se acumular atrás dos testículos e nas meninas a atenção deve ser redobrada, já que são mais vulneráveis às infeções. Não deixe que as fezes entrem em contato com as genitais. Para as meninas, vale ainda, passar cuidadosamente um cotonete umedecido nas dobrinhas da genital, para evitar também o acúmulo da pomada.
- Vale lembrar que o sentido correto para limpeza é de frente para trás.
- Utilize lenços umedecidos e não esqueça da pomada contra assaduras, até mesmo nas dobrinhas para que a criança não sofra com inflamações.
- Tenha cuidado com as reações em relação aos produtos usados. Se notar vermelhidão ou irritação, suspenda o uso imediatamente e consulte um médico.
Cordão umbilical
- Após o nascimento, o coto umbilical passa a exigir cuidados, pois é o que restou do cordão umbilical. A queda do coto acontece entre 7 e 14 dias de vida. Para que seque corretamente e sem infecções, é necessário higienizar a área com álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM). O indicado é umedecer um cotonete com o álcool e, a cada troca de fralda e banho, passar cuidadosamente ao redor do coto.
- Na troca de fralda, mantenha o coto umbilical para fora da fralda, permitindo que a área permaneça arejada, cicatrizando mais rápido.
Cuidados com o nariz
- Caso more em algum lugar onde o ar é poluído ou muito seco, limpe o nariz do bebê pingando soro fisiológico. Repita a ação entre três ou cinco vezes ao dia. Tome cuidado para não pingar além do necessário.
- Na hora de limpar as secreções das narinas, opte por bombinhas, pois o cotonete pode causar rinite ou irritações.
Região dos olhos
- Os olhinhos do recém-nascido devem ser higienizados com compressas de gaze esterilizados, utilizando um em cada olho. Embebe as gazes em soro fisiológico ou água fervida morna, de fora para dentro e para baixo.
Higiene bucal
- Outro cuidado importantíssimo que os pais devem ter é com a higiene bucal dos filhos. A limpeza deve ser feita nos recém-nascidos com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa, removendo os resíduos de leite.
- Quando os primeiros dentes começarem a nascer – geralmente por volta dos seis meses, a fralda deve ser substituída por uma dedeira.
- Já com 14 meses, os primeiros molares aparecem, devendo ser higienizados com uma escova dental infantil, com auxilio de creme dental com flúor (a quantia não pode passar do tamanho de um grão de arroz cru). Auxilie a criança a retirar o excesso de creme dental, com uma gaze umedecida.
- Aumente a quantia do creme dental somente a partir dos três anos de idade, quando a criança já consegue cuspir sozinha. Mas não deixe de supervisiona-lo durante a prática, para garantir que não engula.
- Veja mais dicas sobre a higiene bucal dos bebês aqui.
Corte de unhas
- Alguns bebês já nascem com as unhas muito compridas, correndo o risco de arranharem o próprio rostinho. O corte de unhas deve ser realizado assim que os pais acharem necessário.
- O corte deve ser feito com tesoura ou cortador próprio para bebês, pois contém pontas arredondadas.
- O melhor momento para isso é quando os pequenos estiverem dormindo, diminuindo o risco de acidentes.
Essas são algumas das dicas básicas para que papais e mamães cuidem devidamente da higiene dos bebezinhos. Não se esqueçam que em caso de qualquer complicação ou reação inesperada deve-se consultar o pediatra imediatamente.
Mantenha seu filho sempre limpinho, assim, ele ficará mais calminho e confortável, garantindo que os papais também fiquem mais tranquilos.
Até a próxima semana. Beijinhos!