Os três primeiros meses da gestação são os mais delicados –já que a maior parte dos abortos espontâneos acontece nas 14 semanas iniciais–, mas o ideal é que os cuidados com a gravidez desde cedo, o quanto antes melhor.
Os exercícios físicos melhoram a postura de quem carrega um barrigão, ajudam a prevenir a diabetes gestacional e aliviam desconfortos trazidos pela mudança do corpo, como as dores na região lombar.
As gestantes que já são fisicamente ativas podem investir em exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação e hidroginásticas durante os nove meses. Já para aquelas que não estão acostumadas, é mais indicado começar as atividades após os três primeiros meses de gestação, período em que o embrião está se formando e que, por isso, exige maior cuidado.
Durante todo o período gestacional, a mulher deve evitar o consumo de álcool, drogas, cafeína e tabaco, substâncias que podem causar má formação fetal. Picos de estresse podem ocasionar o parto prematuro e agravar casos de hipertensão e diabetes. Exames extras serão pedidos de acordo com o histórico familiar e a idade da futura mãe.
Depois de tomas os devidos cuidados e só curtir o barigão e o baby!
Beijos