Seu filho já deu seus primeiros passinhos, adora explorar o mundo e está mais esperto a cada dia. Será que chegou o grande momento de iniciar o desfralde?
Essa é a pergunta que muitas mamães fazem, e não é para menos. O processo do desfralde é extremamente importante na vida da criança e também de toda a família. Não existe uma idade ideal para começar, porém seu início muito precoce não é muito indicado, devido à falta de maturidade da criança e a possível frustração dos pais.
Mas se você percebe que já está na hora, confira algumas dicas de como dar início ao desfralde!
-
Troninho ou Adaptador de vaso? Ambas as opções são excelentes, experimente a que funcionar melhor para você! Muitas crianças mesmo com o adaptador de vaso, ficam com medo de sentar na privada comum. Nesses casos o mais indicado é iniciar com o troninho infantil. Existem diversas opções no mercado, e os preços são bem variáveis.
-
Faça um bom estoque de calcinhas e cuequinhas! Sim, no começo acidentes serão muito frequentes, por isso é bom estar preparada para muita roupinha suja até que a criança aprenda a usar 100% o banheiro.
-
Converse com a criança, mesma que ela não demonstre entender tudo, com certeza ela vai aos poucos perceber para que serve o troninho e vai criando interesse em usá-lo. Explique para ela tentar avisar quando sentir vontade.
-
Não retire a fralda de uma hora para outra. Faça o processo progressivamente, assim fica mais fácil a criança assimilar a mudança.
-
Comemore! É importante a criança saber que ela fez tudo certinho, quando ela conseguir usar o banheiro na hora certa, mostre como você ficou feliz, isso é bem motivador para ela!
-
Tenha paciência. É importante nesse momento você respirar fundo e não cobrar a criança demais. A repreensão pode traumatizar seu filho, e acabar tendo o efeito contrário, travando a criança ainda mais. Se acidentes acontecerem, o jeito é contar até dez e tentar relaxar.
-
Não se antecipe! É importante frisar que você inicialmente fará apenas o desfralde diurno. O desfralde noturno leva mais tempo para acontecer. Muitos pais acham que devem ser feitos simultaneamente, mas acredite, o trabalho será dobrado e você terá noites bem tumultuadas. O melhor é fazer um de cada vez, e com muita paciência!
Lembre-se, calma é o ponto chave nesse processo, e cada criança tem seu tempo para aprender, o ideal é evitar comparações. Ensine a criança com muito amor e carinho, ela certamente se sentirá mais segura e confiante.
Boa sorte e bom desfralde mamães!