Aposto que você já viu muita mamãe dizendo que seu bebê não comerá nada doce até os dois anos de idade. Ou ainda, outras mães dizendo que seus filhos sempre comeram e tudo e estão vivos até hoje! Não ouviu?
De fato, ainda há muitas pessoas que não entendem a importância de uma dieta sem açúcar para as crianças menores de 2 anos, mas você sabe o porquê essa indicação?
Confira abaixo os motivos:
- Após seu nascimento, a criança até os seis meses precisar exclusivamente e somente do leite materno para se alimentar (ou fórmula artificial, caso a amamentação não seja possível).
-Após os 6 meses de vida, o bebê começa a ingerir outros alimentos, ela está aprendendo a conhecer os sabores, e ficou “muito bem obrigada” até agora sem doces, não é mesmo?
-Ao inserir doces precocemente, a criança, assim como nós é claro, passam a criar preferências de paladar, afinal, vamos combinar, quem não adora um pedacinho de chocolate? Ao apresentar sabores muito doces, o bebê pode perder o interesse nos outros sabores, ou consumir menos do que devia dos alimentos mais saudáveis.
-Ensine seu filho desde pequeno a ter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, mesmo com fases de recusa, é importante oferecer alimentos de verdade.
-E a razão mais importante: você sabia que crianças que ingerem açúcar antes dos 24 meses de vida correm muito mais risco de desenvolverem obesidade infantil futuramente, ou até mesmo serem mais propensas a doenças como diabetes na fase adulta? É realmente um fato a se considerar, e muito!
Mas não se desespere, aos 2 anos você pode incluir pequenas quantidades de doces na dieta de seu filho, a quantidade recomendada é de uma porção de 55 kcal por dia.
É, o jeito é controlar os avós, geralmente são os que menos entendem essa preocupação dos pais. É importante que todos os membros da família sigam as regras impostas pelos pais do bebê, afinal, eles sabem o que é melhor para seu filho.