Olá mamães, hoje vamos falar de um dos problemas de vista mais comum em crianças e bebês, a miopia.
Problemas de visão como a miopia, hipermetropia e estrabismo, afetam mais de 20% das crianças em idade escolar. Isto significa que uma em cada quatro crianças sofre algum problema visual! Estes problemas podem ser consequências do grande esforço intelectual que as crianças são submetidas cada vez mais cedo, como a televisão, o computador, o celular. Estes aparelhos exigem muito do sistema visual delas, e acabam sendo um obstáculo no desenvolvimento.
Crianças e bebês míopes
As crianças que sofrem miopia, se caracterizam por não verem corretamente os objetos ou pessoas que se encontram longe.
A miopia é um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, isto é, os objetos são focados à frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça turva. Este problema de visão costuma ter início na infância ou no começo da adolescência.
Sintomas
Um dos principais sintomas é a dificuldade de enxergar. A miopia, frequentemente, é notada na escola e também pode ser confundida com transtornos da escrita, como é o caso da dislexia, já que muitas crianças, por não conseguirem ver bem, podem trocar, ao copiar de uma lousa, letras como o p com o q, ou a letra d com a b. Nesses casos o melhor é consultar um oftalmologista, o quanto antes possível.
Causas
As causas exatas da miopia não são conhecidas, mas o que sabemos é que pessoas com história familiar de miopia apresentam maior probabilidade. Se os pais são míopes, é provável que os filhos sejam míopes também.
Alguns pesquisadores acreditam que a fadiga ocular ocasionada pelo esforço para manter o foco, provocado pela leitura ou por segurar um livro muito perto dos olhos, por longos períodos de tempo, pode aumentar o risco de miopia em crianças.
Riscos
A miopia, por ser progressiva, pode desenvolver outros problemas oculares graves, como catarata, descolamento de retina e outros.
Tratamento
Miopia não tem cura! No entanto, quando corretamente diagnosticada pode ser corrigido o erro refrativo. Os meios para corrigir a miopia permitem restituir uma vida perfeitamente normal aos míopes.
Pode ser corrigida com óculos, essencialmente, até aos quinze anos de vida, podendo a partir desta idade também ser tratada com lentes de contato.
A correção também pode ser feita através de cirurgia, mas não é indicada para crianças. A cirurgia apenas corrige o erro refrativo existente no momento da cirurgia e não impede a sua progressão; por esse motivo só deve ser efetuada quando o erro refrativo é estável, o que só acontece na idade adulta.
Cientistas trabalham em lentes alternativas capazes de retardar ou impedir a progressão da miopia em crianças, mas, enquanto isso não acontece, alguns recursos são possíveis, como o uso de colírio com atropina, que apresenta bons resultados em curto prazo.
Por isso pais, é muito importante que fiquem em alerta quanto as reclamações de dor de cabeça dos baixinhos depois da aula, ou aos olhos irritados e a testa franzida no momento de leitura. Esses comportamentos podem ser indícios de problemas visuais.
Beijos e até a próxima! ♥