Os melhores animais de estimação para crianças

Os melhores animais de estimação para crianças

Os melhores animais de estimação para crianças

Os melhores animais de estimação para crianças

Chegou o momento em que os seus filhos lhe estão pedindo, todos os dias e a toda hora, para ter um animal de estimação em casa. E apesar de você estar considerando, é normal ter algumas dúvidas como se é bom ter um pet em casa ou qual é o animal mais adequado. A verdade é que não existe um melhor animal de estimação em particular, todos são criaturas diferentes, e a escolha vai depender da personalidade da criança e do animal.

Muitos pais não sabem que ter um pet em casa pode ser muito benéfico para o desenvolvimento das crianças, de fato, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, desenvolve bons hábitos como a responsabilidade e a empatia, fortalece a personalidade e melhora o estado de humor.

Os cachorros, amigos incondicionais e fiéis

Os cachorros são sempre a primeira opção a considerar. Ao contrário do que se pode pensar, os cães grandes são ideais para as crianças, em especial os Labradores e Golden Retriever. No entanto, muitas raças pequenas como o Boston Terrier ou o Poodle podem ser a combinação perfeita para crianças de entre os 3 e 5 anos. Para além destes, os cachorros adotados também são a combinação perfeita.

Um cachorro será um pet que incentivará sempre o seu filho a brincar e a manter-se ativo, fortalecendo assim a sua personalidade. São amáveis, carinhosos e muito protetores. Será o cúmplice do seu filho em todos os desastres da casa e, de certeza que irão criar um laço muito especial.

Fatores a ter em conta:

Embora os cães sejam perfeitos para as crianças, são dos animais domésticos que precisam de um maior cuidado e atenção. Tenha em conta que é provável que acabe por ser você a cuidar do cachorro, levando-o a passear e limpando as suas fezes. Essa típica promessa de "mamãe eu levo-o a passear e vou cuidar dele" costuma funcionar, mas depois é provável que não seja bem assim. Além disso, não se esqueça que um cachorro ao brincar pode se emocionar e cair em cima da criança sem querer. Por esse motivo, nunca deve deixar um pet e uma criança pequena fora do seu alcance.

https://t2.ea.ltmcdn.com/pt/images/8/9/3/img_os_melhores_animais_de_estimacao_para_criancas_21398_paso_0_600.jpg

Os gatos, companheiros traquinas e astutos

Os gatos são ideais para crianças carinhosas e traquinas, mas que ao mesmo tempo desfrutam da sua independência. São animais reconfortantes e suaves que gostam de ronronar e de serem acariciados, no entanto muitas vezes se afastam de tudo.

Este tipo de animal de estimação é perfeito se quer um amigo peludo para o seu filho, mas sabe que não está pronto para assumir toda a responsabilidade emocional que vem com ter um cachorro. Também é um bom pet para as crianças tímidas que preferem brincar na comodidade de casa.

Fatores a ter em conta:

Os gatos precisam praticamente do mesmo cuidado diários que os cães, água, comida e atenção, mas não é tão dramático como no caso dos cães, uma que os gatos são animais muito asseados e se higienizam diariamente a eles mesmos (até nisso são muito independentes). O que não se pode esquecer é de limpar a sua caixa de areia. Tenha em conta também que os gatos podem arranhar durante uma brincadeira, por isso é fundamental ensinar o seu filho a respeitar o seu espaço.

https://t1.ea.ltmcdn.com/pt/images/8/9/3/img_os_melhores_animais_de_estimacao_para_criancas_21398_paso_1_600.jpg

Os coelhos, tímidos e adoráveis

Os coelhos são perfeitos para crianças tranquilas. São animais inteligentes e carinhosos, gostam muito de ser acariciados e estar em espaços onde possam andar tranquilos no solo sem ficarem nervosos. Os coelhos apreciam as carícias delicadas porque a sua coluna vertebral é muito sensível, por isso um coelho é uma boa opção se estiver ensinando o seu pequeno sobre o cuidado de outra criatura. Estes animais tornaram-se muito populares entre as famílias, porque além de se relacionarem bem com as crianças, não precisam de muito espaço e os seus cuidados são relativamente simples, pelo que não implicam demasiada responsabilidade.

Fatores a ter em conta:

Apesar dos coelhos serem sociáveis, demoram a ganhar confiança, por isso deve ter paciência com eles. Além disso, se o seu filho é hiperativo e das crianças que gosta dos jogos físicos, recomendamos que adote outro pet, como um cachorro. O coelho é um animal muito delicado que pode magoar-se com facilidade.

https://t2.ea.ltmcdn.com/pt/images/8/9/3/img_os_melhores_animais_de_estimacao_para_criancas_21398_paso_2_600.jpg

Os porquinhos-da-índia, simpáticos e curiosos

Os porquinhos-da-índia são uma das melhores opções de pets para crianças porque são pequenos e têm uma grande personalidade, muito vivaz e alegre. Além disso, se cuidar deles e os alimentar corretamente são muito saudáveis e resistentes a doenças. Embora se assustem com facilidade, ao criá-los em um ambiente seguro, ganham muita confiança e caráter. São excelentes para fazer companhia às crianças de casa.

Fatores a ter em conta:

Os porquinhos-da-índia são animais de clima frio e não gostam muito do calor e da umidade, pelo que não acreditamos que seja a melhor opção se vive perto da praia ou em um clima árido. Estes adoráveis roedores precisam de uma escovação constante e embora durmam em casinhas, gostam de brincar ao ar livre em um espaço aberto com muito verde.

https://t1.ea.ltmcdn.com/pt/images/8/9/3/img_os_melhores_animais_de_estimacao_para_criancas_21398_paso_3_600.jpg