9 dicas para estimular a inteligência do seu bebê

9 dicas para estimular a inteligência do seu bebê

Qual papai ou mamãe não gostaria de criar um pequeno gênio? A tarefa é mais simples do que se imagina. O cérebro do bebê se desenvolve de acordo com os estímulos que ele recebe. Desse modo, é possível melhorar sua inteligência e habilidades realizando simples brincadeiras.

As sinapses são as zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, portanto, quanto mais sensações positivas o bebê tiver nas diferentes fases da vida, mais sinapses se formam, criando assim, mais habilidades. Por meio de estímulos dados nos 18 primeiros meses de vida, o cérebro capta mensagens que vão formando o meio afetivo, psíquico e até cultural da criança.

Criamos uma lista com os 9 exercícios básicos e supersimples que você pode praticar com seu pequeno, estimulando seu raciocínio. Confira:

  • O principal e primeiro estímulo da mãe para o bebê é a amamentação. Além de fazer bem à saúde dele, o contato físico durante a lactação estimula reações vitais que desenvolvem o lado afetivo, emocional e mental. Olhar nos olhos do bebê é outro ponto importante, já que durante as primeiras mamadas é quando a criança registra sensações e começa a construir memória.?

 

  • Aposte em massagens. Estimular texturas, temperaturas, pressões e vibrações auxiliam na diferenciação de movimentos. Uma dica legal é pegar alguns retalhos de diferentes texturas e passar nos pés ou bochechas da criança.

 

  • Conversar com o bebê é uma boa opção para encorajá-lo a falar. Boa dica é mostrar alguns objetos para ele e repetir o nome do que está mostrando. Durante a conversa, a criança percebe a melodia e timbre da voz. Faça intervalos entre as frases para que ele aprenda que existe um momento para ouvir e outro para falar.

 

  • Dê alguns objetos perfumados ou frutas para que o bebê cheire e diga o nome daquilo que ele está cheirando.

 

  • Com uma distância entre 25 e 50 centímetros, mostre figuras e objetos de cores fortes e vibrantes, de diferentes formas geométricas. Faça isso nos três primeiros meses de vida do bebê, depois disso, procure mostrar tonalidades e formas diferentes.

 

  • Outra boa dica é apresentar variados sons ao bebê. Cante algumas músicas, deixe-o entrar em contato com diferentes sons da natureza, por exemplo. Quanto maior a variação de barulhos, melhor para ele.

 

  • Ilustrar diferentes emoções é outro ponto importante no desenvolvimento da criança. Para isso, você pode sorrir e dizer “felicidade”, “alegria”, ou fazer uma expressão triste e dizer “tristeza”. Se acompanhados de sons, o resultado torna-se mais eficiente. Fale sobre o que você fará ou está fazendo, como por exemplo, “vou fechar a porta”, “estou batendo palmas”.

 

  • Para que ele estabilize semelhanças e diferenças entre objetos e temperaturas, dê ao bebê dois utensílios iguais com diferentes temperaturas, fazendo-o segurar cada um em uma das mãos. Você também pode fazer o teste com alguma fruta ou legume. Pode usar cenoura, por exemplo, em temperatura ambiente ou morna e outra gelada.

 

  • Para ajudar na coordenação, deite-se e deixe seu pequeno escalar sobre seu corpo.

Mamães e papais anotem as dicas, mas não esqueçam que cada bebê tem seu próprio tempo de desenvolvimento, portanto, se algumas das ações não tiverem a reação esperada, não se preocupe! Na hora em que ele estiver pronto, ele fará.

Esperamos que tenham gostado das informações e fiquem ligados, pois na semana que vem tem mais! Beijinhos :*