A alimentação dos pequenos.

A alimentação dos pequenos.

Todos nós sabemos que os pequenos precisam ter uma alimentação equilibrada, que lhes forneça todos os nutrientes e vitaminas que seu organismo precisa para crescer forte e saudável. “A relação com a alimentação tem um papel fundamental no bem-estar físico, emocional e social da criança. Hábitos incorretos resultam em inúmeros prejuízos, envolvendo doenças como desnutrição, anemia, raquitismo, obesidade, além de déficit no crescimento”, afirma a nutricionista Erika Romano.

• Do nascimento aos 6 meses: É a fase de aleitamento materno exclusivo. A mãe deve ter cuidado redobrado com a própria alimentação, pois tudo o que ingerir será ingerido pelo bebê através do leite.

• De sete a onze meses (complementação do aleitamento): Intercalados com as mamadas, os alimentos pastosos começam a ser liberados ao bebê.

• De um a três anos (primeira infância): Fase crucial para a definição do futuro alimentar e também para o crescimento das crianças, aqui a quantidade de carboidratos aumenta, assim como a de frutas. Leites e seus derivados e açúcares podem ser introduzidos na alimentação.

• De quatro a 12 anos (pré-escolar e escolar): A quantidade de frutas deve diminuir levemente e a de óleos e gorduras pode ser cortada pela metade.

Incentive seu filho desde pequeno a uma alimentação saudável, ofereça alimentos saudáveis e nutritivos, mas deixe que ele decida o quanto quer comer. Acredite, o corpo dele sabe o tanto de comida de que precisa. Tenha horários fixos para as refeições e para os lanches, levando em conta a rotina de sono do seu filho durante o dia. Ofereça três refeições e mais dois ou três lanchinhos nutritivos. Exemplos de lanches saudáveis:

- frutas
- tomatinhos cereja e pedaços de queijo

- iogurte com pedaços de fruta
- um sanduíche pequeno
- cenoura, pepino ou erva-doce crus, ralados ou em pedaços pequenos, se ele já mastigar bem
- torrada ou pão com patê ou queijo cremoso
- leite gelado batido com frutas
- um copo de leite e um pãozinho ou fatia de bolo caseiro

Coma junto com seu filho sempre que conseguir, e coma os alimentos que gostaria que ele comesse. Crianças precisam experimentar para aprender a comer novos alimentos, e o melhor incentivo é ver outras pessoas comendo.

Que tipo de comida devo dar ao meu filho? Dê a ele, todo dia, alimentos de todos os grupos alimentares:

1. Carboidratos

Os carboidratos são os responsáveis por dar energia ao organismo, e precisam ser oferecidos à criança em todas as refeições, e às vezes no lanche. Alguns exemplos: macarrão, arroz, batata, mandioca, cereais matinais e todos os alimentos feitos com farinha, como pães, bolos e bolachas.

 

2. Frutas, verduras e legumes

Pode ser que demore um pouco para a criança se acostumar às verduras. Tente oferecê-las em todas as refeições para que seu filho perceba que elas fazem parte do cotidiano alimentar da família. As frutas já são bem mais aceitas: ofereça-as também em pedacinhos para que seu filho coma sozinho. Elas são ótimos ingredientes para sobremesas e para bolos caseiros, que podem ser servidos de lanche.

 

3. Alimentos ricos em ferro e proteína

São eles: carne, frango, peixe, ovos e leguminosas (como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha). Devem ser oferecidos em uma ou duas refeições por dia. Corte a carne bem pequenininha se seu filho tem dificuldade de mastigar. Prefira cortes com menos gordura. O fígado é uma das maiores fontes de ferro.

 

4. Leite, queijo e iogurte

Ofereça leite e derivados ao seu filho mais ou menos três vezes ao dia. Os derivados de leite garantem o cálcio necessário para o crescimento dos ossos, mas têm pouquíssimo ferro. Entre 1 e 3 anos, as crianças precisam de menos leite do que antes do primeiro aniversário.  O total do dia pode ser de cerca de 350 ml. Por isso, não dê mamadeiras cheias. Faça um esforço para dar menos quantidade.

Procure evitar ou limitar a ingestão de alimentos gordurosos ou com muito açúcar, doces e chocolates, comidas muito salgadas, peixes gordurosos, castanhas, nozes e adoçantes.

 

Por hoje é isso, mamães. Até a próxima :* ♥