A Higiene Bucal do bebê.

A Higiene Bucal do bebê.

Olá mamães,

Vocês sabiam que a higiene bucal dos bebês deve ser iniciada antes mesmo de nascer os primeiros dentinhos? É isso mesmo, os cuidados devem começar o quanto antes nos pequeninos.

Nos recém-nascidos, o ideal é passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua, para remover os resíduos do leite. Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Com ela, faça movimentos suaves. O procedimento já é um treino para a escovação, que pode ser feita a partir de 1 ano, com escova de dente macia e pasta sem flúor. 

A boa higiene bucal, previne a cárie de mamadeira causada pela falta de limpeza após as mamadas. Esse mal acomete 60% das crianças de até três anos de idade, provoca muita dor e ataca todos os dentes em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de ficar com uma estética feia.

Além de prevenir cáries, o cuidado com os dentes de leite é muito importante, para que os dentes permanentes nasçam saudáveis. E assim, desde pequenina a criança se acostuma com a intervenção na boca, não dando trabalho quando começar a ir ao dentista e quando iniciar a escovação sozinha.

 

Beijos e até a próxima! :*