Acne Neonatal, o que é?

Acne Neonatal, o que é?

Quando pensamos na pele de um bebê, lembramos na hora da sua maciez e uniformidade. Porém, 30% dos recém-nascidos sofrem de pustulose cefálica neonatal, mais conhecida como acne neonatal que consiste no surgimento de pontos pretos, brancos ou até mesmo pequenas bolinhas vermelhas, algumas até com pontos de pus, costumam aparecer no rosto do bebê, geralmente nas bochechas, nariz e no queixo. É aconselhavel não expremê-los para evitar manchar ou contaminar a pele do bebê com os germes presentes nas unhas. É comum aparecerem entre a segunda e quarta semanas de vida da criança e pode durar até seis meses. Suas causas ainda não são conhecidas, mas há indícios de relação com os hormônios maternos e a predisposição genética, após a liberação dos hormônios maternos durante a gestação, amamentação e/ou pós-parto.


Mas, fiquem tranquilas mamães é um quadro benigno e não compromete a saúde do bebê, e apesar do nome, não se trata exatamente de um quadro de acne. Quando aparecerem você deverá ter paciência e esperar, pois não há nenhum tipo de prevenção ou tratamento e elas costumam desaparecer espontaneamente. Não é indicado o uso de óleos ou pomadas, pois não são eficientes e podem até agravar o caso.


Em todos os casos, vale a visita ao pediatra ou dermatologista para que seja feito o diagnóstico correto e assim, descartar outras possíveis ocorrências, como a acne infantil, que surge a partir dos 3 meses de vida e onde as lesões aparecem em maior quantidade e são mais persistentes que a acne neonatal.

Alguns cuidados que podem e devem ser tomados:
• Manter a pele do bebê suavemente limpa, apenas com água e sabonete suave.
• Evite esfregar a pele.
• Seque a pele apalpando-a cuidadosamente.
• Não use loções oleosas.
• Não esprema as acnes.
• Use somente remédios com a permissão do pediatra.

Esperamos ter ajudado, mamães.
Até a próxima, beijos.