Ar condicionado ou ventilador? Descubra qual a melhor opção para os bebês

Ar condicionado ou ventilador? Descubra qual a melhor opção para os bebês

Vamos combinar que as altas temperaturas dos últimos meses estão difíceis de aguentar. Se para nós, adultos, o calor em excesso incomoda, para os bebês não é diferente. E nessas horas fazemos de tudo para aliviar um pouco a situação, principalmente em ambientes fechados, seja com ar condicionado ou ventilador. Mas será que esses aparelhos que tanto ajudam a espantar o calor não fazem mal para a saúde dos bebês? Acompanhe e descubra!

Ar condicionado ou ventilador, quem é vilão e quem é mocinho?

A fama de vilão do ar condicionado é por, supostamente, causar gripes e resfriados, mas diferente do que muitos acreditam isso é mito. Na verdade, o problema dele é que resseca o ar, causando alguns problemas para quem sofre com asma ou rinite.

É importantíssimo manter a temperatura entre 23ºC e, no máximo, 27ºC. O mesmo vale para o carro, cuidando também para que o ar não fique direcionado diretamente no rosto das crianças. Vale ressaltar que é preciso cuidado ao sair do ambiente climatizado, para evitar choques térmicos.

Já o ventilador tem como função manter o ar em movimento, criando uma corrente, o que exige muitos cuidados. Ele, que parece tão inofensivo, pode ser prejudicial para a saúde dos pequenos. Se o ambiente estiver sujo, o ventilador irá espalhar todas as partículas de sujeiras, fungos e bactérias causadas pela poeira e ausência do sol. Portanto, mantenha o ambiente sempre limpo e não esqueça de limpar as hélices do aparelho.

A questão do direcionamento também vale para o ventilador. Mantenha-o sempre direcionado para cima (mesmo que seja de teto) ou para a parede, cuidando também para não mantê-lo tão perto da criança.

 

Fique atento às seguintes dicas sobre ar condicionado:

 

  • O filtro deve ser limpo, pelo menos, uma vez por semana, evitando o acúmulo de sujeira.
  • Se o ar condicionado ficar ligado constantemente, procure desligá-lo para abrir portas e janelas, deixando o ar natural circular no ambiente.
  • No ambiente climatizado evite deixar o bebê sem roupa e não o deixe dormir sem algo o cobrindo.
  • Não dê banho ou leve a criança após o banho e de cabelos molhados diretamente para o ambiente climatizado.
  • Tome cuidado com a troca brusca de ambientes. Desligue o aparelho pouco antes de sair do local, pois os bebês tem a saúde mais frágil que a nossa.

Outra dica muito importante é manter o ar úmido. Para isso, o umidificador de ar é uma boa opção, mas não é a única. Pendurar toalhas molhadas ou deixar uma bacia com água no ambiente também é eficaz. Apenas tome cuidado para que o local não fique úmido demais.

Dicas anotadas? Agora é só curtir o verão com os pequenos num clima bem agradável e sem preocupações.

Beijinhos e até a próxima semana!