As primeiras vacinas do seu filho(a)

As primeiras vacinas do seu filho(a)

Olá mamães, hoje vamos falar sobre um assunto bem importante e que começa nas primeiras horas de vida do bebê, falaremos sobre a importância das vacinas.

Vacinar seu filho é a melhor forma de protegê-lo de doenças graves

O recém-nascido tem um risco maior de contrair doenças, pois suas defesas ainda estão em desenvolvimento. Por isso existe o plano nacional de vacinação, que permite interromper a transmissão de doenças e oferece uma maior capacidade de resistência caso contraia a doença.

Ainda na maternidade, a criança já recebe sua carteirinha de vacinação, nela contém alguns dados importantes do seu nascimento, que servem para identifica-la e manter informações de seu crescimento e saúde, e conta também com um espaço para registrar as vacinas que a criança deverá tomar.

As primeiras duas vacinas que os recém nascidos devem tomar antes mesmo de sair do hospital são: BCG que imuniza o bebê contra tuberculose e a primeira dose da vacina contra hepatite B.

Depois segue-se uma série de vacinas de rotina e de vacinas recomendadas, caso o pediatra do seu filho(a) recomende. As obrigatórias são todas ofertadas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A vacinação é muito importante para a saúde atual e futura do seu bebé. Por isso é necessário que o esquema de vacinação de cada criança seja bem acompanhado por um ou mais profissionais da saúde.

Primeira ida ao posto vacinar, será que vai doer?

As vacinas, normalmente apresentam poucos efeitos colaterais! É comum o bebê sentir uma possível irritação e dor no local da picada, e também ter um pouco de febre. São sintomas normais e observados como resposta positiva do organismo. O pediatra vai dar algum tipo de orientação sobre esse assunto, mas normalmente o tratamento é feito com antitérmicos.

Vacinas Obrigatórias e Recomendadas do 1º ano de vida

• 1 mês (ainda na maternidade)

BCG (dose única): É a vacina que protege contra as formas graves de tuberculose, doença ainda muito comum em nosso país.

Hepatite B (primeira dose): É a vacina que protege contra a hepatite B, uma forma de infecção viral que pode ser adquirida em qualquer momento da vida.

 

• 2 meses

Hepatite B (segunda dose)

DTP (difteria, tétano e coqueluche, primeira dose): Protege contra difteria (crupe), tétano e coqueluche (tosse comprida).

Hib (Haemophilus influenzae, primeira dose): Protege contra a bactéria Haemophilus B, que é responsável por doenças graves como meningite, pneumonia e epiglotite (inflamação da glote, que leva à falta de ar).

Pólio oral ou inativada (primeira dose): Protege contra a paralisia infantil.

Rotavírus (primeira dose): É uma vacina que protege contra o rotavírus, agente frequente de diarreia entre as crianças.

Pneumocócica conjugada (primeira dose): Protege contra o pneumococo, bactéria que causa meningite e pneumonia.

 

• 3 meses

Meningocócica C (primeira dose): Protege contra o meningococo C, um dos tipos que causam a meningite meningocócica, forma grave de infecção.

 

• 4 meses

DTP (difteria, tétano e coqueluche, segunda dose)

Hib (Haemophilus influenzae, segunda dose)

Pólio oral ou inativada (segunda dose)

Rotavírus (segunda dose)

Pneumocócica conjugada (segunda dose)

 

• 5 meses

Meningocócica C (segunda dose)

 

• 6 meses

Hepatite B (3ª dose)

DTP (difteria, tétano e coqueluche, terceira dose)

Hib (Haemophilus influenzae, terceira dose)

Pólio oral ou inativada (terceira dose)

Rotavírus (terceira dose)

Influenza (primeira dose): Protege contra alguns tipos de vírus que causam a gripe.

 

• 1 ano

Meningocócica C – dose de reforço

SCR (sarampo, caxumba e rubéola) – primeira dose: Protege contra estas 3 infecções virais: o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Varicela – primeira dose:  Protege contra as formas graves de varicela, uma infecção viral que leva à formação de vesículas pelo corpo, com febre e queda do estado geral.

Hepatite A – primeira dose: É a vacina que protege contra a hepatite A, uma infecção viral que causa inflamação aguda e grave do fígado.

 

Esperamos ter ajudado, mamães e até a próxima! :*