Assaduras, como tratar?

Assaduras, como tratar?

Hoje iremos falar de algo desagradavel aos pais e aos bebês, as assaduras. Que nada mais é que a alteração ou irritação da pele causada pelo uso de fraldas, que podem ter duas origens: o contato direto e prolongado da pele com a urina e as fezes do bebê ou pela dermatite por sensibilização que se dá pela alergia de algum componente da própria fralda. Alguns alimentos mais ácidos podem contribuir para a assadura, mesmo que a fralda não demore muito a ser trocada.
 

É fácil identificar uma assadura, a pele fica irritada, avermelhada e causa coceira, costumam aparecer em locais cobertos pela fralda, como na área genital e nas dobrinhas das coxas. Às vezes, a área afetada pode ficar com aspecto de ressecada, já outras vezes mais úmida, e podem em alguns casos aparecerem brotoejas. A assadura é mais frequente até os 2 anos de idade e costumam aparecer mais depois que a criança começa a comer, já que dependendo dos alimentos consumidos as necessidades podem sair mais ácidas, o que agrava a irritação da pele.
 

Para evitar as tão temidas assaduras o melhor é caprichar na higiêne do bebê que é fundamental, faça trocas de fraldas constantemente eevite alimentos que soltam demais o intestino  ou que deixam o cocô mais ácido. Mas, tudo vai depender do nível de sensibilidade da pele do seu bebê.
 

Caso, a assadura apareça, alguns cuidados devem ser tomados. Como:
• Peça  orientação ao seu pediatra;
• Troque a fralda toda vez que estiver suja;
• Faça a limpeza com água corrente ou algodão molhado;
• A limpeza deve ser feita de frente para trás, sempre;
• Deixe o bebê tomar um banho de sol nas áreas afetadas, isso pode diminuir o desconforto;
• Colocar talco ou amido de milho nas assaduras não é indicado, já que podem ressecar a pele do bebê;
• Não aperte demais a fralda, deixe um espaço entre a pele e a fralda;
• Experimente trocar a marca de fraldas. Isso eliminará o problema, caso, sejá uma irritação alérgica.
• Lenços umedecidos devem ser evitados, principalmente os que possuem aromas.

Se a assadura comum não for tratada adequadamente pode se transformar em um problema mais sério, como uma micose, candidíase ou até uma infecção bacteriana.


Até a próxima, mamães. Beijos ♥