Até quando é preciso esterilizar os objetos do bebê?

Até quando é preciso esterilizar os objetos do bebê?

Olá mamães,

É comum, nos primeiros meses de vida a preocupação extrema com qualquer coisa que envolve o bebê, afinal, o pequenino é vulnerável a doenças e infecções por não ter seu sistema de defesa desenvolvido. Há algumas infecções que podem ser muito graves e em alguns casos fatais. E é aqui que entram os cuidados com a higienização!

Uma forma de evitar possíveis infecções é a higienização e esterilização dos objetos que a criança usa, principalmente mamadeiras e chupetas. Essas duas práticas são muito importantes e se completam! Mesmo depois de lavados, germes provenientes dos resíduos do leite, seja ele materno ou de fórmula, ou da própria saliva da criança resistem a lavagem e continuam nos objetos, por isso é necessário esterilizá-los.

Pediatras recomendam que a esterilização seja feita toda vez que usar os objetos até os seis meses de idade. A partir dos sete meses, ela vai se tornando mais resistente, nesta fase começa ter maior contato com ambiente, começa a engatinhar e conhece a famosa “Vitamina S”, que tem cara de vilã, mas é importante para estimular o sistema imunológico dos baixinhos.

Mas enquanto, seu filho não chega lá, é preciso esterilizar corretamente os produtos dele e ficar atenta com os prazos de validade!

 

Como esterilizar

Antes de esterilizar, é preciso fazer a limpeza dos objetos. Para isso, é necessário desmontar os produtos, e lavá-los logo após o uso, com água corrente e sabão neutro.  Com as peças lavadas, é feita a esterilização, que pode ser realizada de duas formas:

No fogão: Coloque todas as peças na panela com água e deixe ferver de 5 a 10 minutos. As peças devem estar submersas na água!! Em seguida, retire as peças com uma pinça e deixe secar no ambiente, não utilize toalhas para o enxugue. Depois de secos, guardá-los em recipiente fechado.

No micro-ondas: As orientações são as mesmas do fogão, o tempo é determinado pelo manual de instruções do produto. Hoje em dia, existem esterilizadores de micro-ondas que são super práticos e podem ser utilizados sem problemas, basta seguir o manual.

Prazo de Validade

Os objetos do bebê, principalmente os bicos das mamadeiras e as chupetas, devem ser trocados, em geral, a cada dois meses, no máximo três.

Obs: Ao comprar uma mamadeira ou chupeta, evite aquelas que tenham bisfenol A em sua composição, elemento contido em alguns plásticos que, quando aquecido, pode soltar substâncias prejudiciais à saúde.

Até a próxima mamães, beijos.