Bebê e Festas de Fim de ano.

Bebê e Festas de Fim de ano.

Olá mamães,

O fim de ano sempre é marcado por muitas festas, confraternizações, ceias, fogos de artifícios e etc. Para que seu bebê possa aproveitar a festa sem ficar irritado é preciso saber entendê-lo!

Se o seu bebê tem apenas um mês, ele ficará hipnotizado por qualquer coisa que passar diante de seus olhos, brinque com ele com objetos coloridos ou pacotes de presente, ele irá gostar. Nessa idade também, adoram rostos humanos, sorrisos e carinho, ainda não reconhecem as pessoas, portanto não estranham também, ponto positivo para os parentes que sempre ficam babando neles.

Com cinco ou seis meses, a criança começa reconhecer as pessoas. Evite passar o bebê para o colo de um desconhecido (para ele) sem avisá-lo, ou deixar que pessoas o tirem do seu colo pelas costas, sem que ele veja quem é. Na empolgação das festividades é fácil esquecer que tantos rostos novos, sons e novidades podem estimular demais um bebê muito novinho, deixando-o inquieto e incomodado.  Dê tempo para ela se acostumar com as novas fisionomias.

Audição – Preciso tomar cuidado?

Recém-nascidos têm a audição sensível e se sobressaltam com sons altos.

Quando a festa estiver barulhenta demais, procure ficar com ele em um lugar mais calmo. Se atente com o barulho de rojões e fogos de artifícios: "Se os fogos forem próximos à sua casa, procure fechar janelas e portas para tentar abafar a intensidade do som", recomenda o pediatra Fábio R. Picchi Martins. Segundo ele, não adianta colocar algodão no ouvido da criança para amenizar o som, porque, além de pouco ajudar, ainda corre-se o risco de um corpo estranho ficar esquecido no local. 
 

Viagem e Rotina

Viajar com o bebê é mais tranquilo do que viajar com uma criança maior. Provavelmente, a maior parte do trajeto estará dormindo, mas leve algum brinquedo para ele se distrair quando estiver acordado. Não se intimide e encare a viagem com seu bebê!

Quanto mais carros na estrada, maior o risco de acidentes. Não se esqueça de sempre andar com seu filho na cadeirinha do carro, bem preso. Lembre-se de que os congestionamentos e atrasos em voos são muito mais comuns no final do ano, portanto planeje-se, carregando mais fraldas e trocas de roupa. 

Manter a rotina do bebê nesses dias é difícil, tente manter pelo menos a hora de dormir e de acordar. É melhor procurar um quarto mais calmo e perder algum tempo tentando fazer o bebê adormecer que passar o dia inteiro com uma criança irritada e nervosa porque está cansada demais. 

 

Esperamos ter ajudado e até a próxima! ;*