Bebês podem conviver com Animais de Estimação?

Bebês podem conviver com Animais de Estimação?

É bem comum casais recém casados adotarem um companheiro de estimação para trazer mais alegria à casa. Porém quando vem o primeiro filho, muitos se perguntam “Será prejudicial à saúde do bebê?”

Inúmeros vídeos espalhados pela internet mostram a cumplicidade de animais de estimação e bebês, onde não é possível saber quem gosta mais do outro. A resposta, mamães e papais é NÃO! Vocês não vão precisar abrir mão do seu estimado companheiro de quatro patas com a vinda do bebê. Segundo o pediatra Fábio Picchi Martins, integrante do Conselho Médico do BabyCenter, com cuidados básicos de higiene e uma certa distância de contato íntimo com o animal, evitando as lambidas, por exemplo, é raro ter que bani-lo da família. 

Mas é claro, que a vinda de um novo integrante para a família vai mudar a rotina de todo mundo, inclusive o do animal que, até então era o xodó da casa e agora terá outro pequenino que necessitará de mais atenção que ele. Saiba lidar com seu animal, para ele não ficar carente ou com ciúmes.

Mas e o risco de alergias ?

Ao contrário do que muita gente pensa, estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está “acostumado” com os agentes alergênicos encontrados nos animais. Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem contato com animais não reconhece os agentes alergênicos provocando reações.

Cuidados Necessários

"Os animais não têm, obviamente, os nossos hábitos de higiene. Eles possuem uma flora bacteriana própria que, por contato oral, por pele, nasal ou pela urina, podem causar infecções nos bebês com até seis meses", alerta a pediatra Filumena Gomes, do Instituto da Criança do HC. 

Os riscos são grandes se não forem tomados os cuidados necessários. Os pelos dos gatos, por exemplo, podem agravar um quadro de asma. Além disso, há risco de doenças como fungos de pele (micose); toxocaríase (doença causada pelo verme Toxocara canis), toxoplasmose e traumas como cortes, arranhões e mordeduras.

Portanto, o grande cuidado deve ser com a higiene do animal e do ambiente.  As vacinas devem estar em dia e o animal vermifugado. Sofás, camas, berço e tapetes não podem ser compartilhados entre os amiguinhos e se você tiver um quintal, recolha sempre as fezes antes de deixar seu filho brincar lá fora.

5 Dicas para um Convívio Saudável com Animas em Casa:

  • O animal precisa ter o seu espaço delimitado. Não deve transitar livremente por todos os cômodos da casa; principalmente pela sala, quartos e cozinha;
  • O adulto que cuida do animal deve sempre manter as mãos muito bem higienizadas.
  • O pelo de alguns animais pode agravar quadros de asma em crianças; a higiene na casa é fundamental.
  • Além da contaminação direta, o animal pode contaminar uma criança de forma indireta se tiver contato com a água, alimentação ou berço, sofá e roupas da crianças.
  • Uma criança nunca deve ficar sozinha em algum ambiente com o animal; sempre deve ter a supervisão de um adulto.

 

Esperamos ter ajudado e até a próxima quarta-feira, mamães! Beijos