BROTOEJAS: Proteja seu bebê dos vilões do verão

BROTOEJAS: Proteja seu bebê dos vilões do verão

Mal começou a primavera e o calor do verão já deu as caras!

Devido as altas temperaturas, é muito comum aparecer as bolinhas vermelhas na pele dos nossos pequenos, essas bolinhas conhecidas popularmente como Brotoejas, nada mais é que, uma dermatite inflamatória.

Como ocorre?

As brotoejas podem ocorrer em qualquer idade, mas são bem mais comuns nos bebês e nas crianças pequenas. É causada pelo suor abundante que resulta em inflamação das glândulas sudoríparas. Devido essa inflamação, o suor não chega à superfície da pele, ficando retido e causando irritação, frequentemente como coceira.

A erupção cutânea, caracterizada por áreas vermelhas, com pequenas bolhas no centro, surgem com mais frequência nas áreas do corpo que mais suam. Geralmente as dobrinhas e as partes cobertas por roupas: tronco, pescoço, barriga, em baixo das mamas, nádegas, axilas e virilhas. Nos bebês, o rosto é uma área muito comum também.

Como evitar?

Não existe um tratamento para brotoeja porque ela tende a desaparecer naturalmente. No entanto, para aliviar os sintomas como coceira e irritação, é importante adotar alguns cuidados como:

- Evite passar cremes, loções e filtros solares gordurosos especialmente nos dias de muito calor;

- Aumente a frequência de banhos nos dias quentes com água morna ou fria;

- Procure manter o bebê em ambientes frescos e ventilados;

- Coloque maisena na água de banho do bebê. O velho conselho da vovó ajuda a aliviar os sintomas da brotoeja;

- Evite roupas muito quentes, apertadas ou de tecidos que dificultem a evaporação do suor. Roupas feitas de algodão são as melhores;

- Consulte um médico dermatologista ou pediatra se as lesões características da brotoeja apresentarem sinais de infecção.

 

Esperamos ter ajudado e até a próxima, mamães! Beijos