Como fazer massinha de modelar em casa?

Como fazer massinha de modelar em casa?

Brincar de massinha de modelar é uma das atividades mais antigas que nunca sai de moda e a criançada ama. A brincadeira é simples e pode entreter o seu filho por horas, além de ser possível fazer gincanas educativas e ainda estimular o cérebro dos pequenos. Você pode inclusive deixar a criançada participar do preparo da massinha, o que com certeza irá deixar tudo mais divertido, afinal qual criança não gosta de uma baguncinha, não é mesmo?!

Para fazer a massinha de modelar caseira não é preciso muito planejamento e nem mesmo gastar com ingredientes caros. Tudo que a receita pede é possível encontrar facilmente no armário da sua cozinha e te livrará de gastar rios de dinheiro com brinquedos caros.

Com a sua ajuda e uma imaginação fértil, com certeza as crianças criarão um mundo brincando com a massinha de modelar. É possível construir bonecos, animais e muitas outras coisas com a ajuda de objetos como palitos, tampas e formas. 

Um dos pontos mais importantes da receita da massinha é que ela é totalmente comestível. Então mesmo que não esteja por perto na hora da brincadeira, não se preocupe! A criança pode levar a massinha na boca sem grandes problemas.

Ingredientes

  • 1 copo de água
  • ½ copo de sal
  • 1 colher de chá de óleo caseiro
  • 2 copos de farinha de trigo
  • Sucos de frutas em pó, colorau ou corantes alimentícios 

Modo de preparo

A receita é bem simples e fácil de fazer, então chamar a criançada para ajudar pode ser uma atividade bem divertida para eles. 

Em uma tigela média misture a água, o sal, o óleo e a farinha de trigo, até que todos os ingredientes fiquem bem homogêneos e formem uma massa. Veja o aspecto da sua massa, se ela estiver muito mole adicione um pouco mais de farinha até ficar mais sólida. Agora se estiver muito seca coloque um pouco mais de água e mexa bem.

Após ter essa massa pronta é hora de colorir. Você pode separar a massa em pequenas bolinhas para pintar uma de cada cor ou até mesmo deixar branca, na cor natural.

Para ter massinhas roxas e laranjas, use um pouco de suco em pó nas bolinhas já separadas. Para ter uma massinha com tons avermelhados, use um pouco de colorau. Basta escolher as cores que deseja, adicionar o pó de suco ou corante e amassar até a cor ficar totalmente uniforme.

A massinha de modelar caseira pode ser conservada em um pote na geladeira para durar mais tempo e não é tóxica. Além disso, tem um cheiro super agradável e não gruda na mão.

Agora é só preparar e se jogar na brincadeira!