Como fazer o bebê dormir a noite toda!

Como fazer o bebê dormir a noite toda!

Olá  mamães, hoje vamos dar algumas dicas de como melhorar a qualidade do sono dos nossos baixinhos! Tem muitos bebês que acordam com qualquer barulhinho,ou até mesmo do nada, não fique achando que a criança é assim mesmo … Que crianças tem sono leve, pode até ser verdade, mas não justifica ela acordar várias vezes durante a noite.

Alguns hábitos atrapalham o sono dos pequeninos, mas isso pode ser trabalhado e mudado. E tanto você, quanto seu marido e principalmente o bebê, poderão ter noites de sono tranquilo!

Alguns bebês nascem com predisposição a um sono mais difícil, consequência de algo que aconteceu quando ainda estava na barriga da mãe,  também pode ser algo relacionado com a  genética ou temperamento. Segundo dados de uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade de Rochester (Inglaterra), mães que tiveram depressão ou sofreram de ansiedade durante a gravidez, apresentaram uma tendência maior de gerar filhos com problemas de sono.

No primeiro trimestre de vida, é comum que o  bebê acorde de três em três horas, afinal, ele precisa encher a barriguinha de pouquinho em pouquinho, já que seu estômago ainda é pequenino.  Mas se o bebê, estiver acordando de hora em hora, pode ser algum problema ou ele ainda não aprender adormecer sozinho entre um ciclo e outro de sono.

Depois do primeiro trimestre, o bebê começa a produzir hormônios, estes serão responsáveis por ensinar o organismo a diferenciar o dia da noite. Então nesse momento, quem passa ditar o ritmo do sono dos baixinhos, são os atitudes dos pais! É claro que ninguém quer fazer algo que atrapalhe o soninho deles, mas há algumas situações que realmente atrapalham! E mesmo seguindo todas as regras e corrigindo todos os erros, ainda assim, o  bebê pode demorar a  adormecer. É preciso ter paciência, é tudo uma questão de hábito!

Existem algumas situações que impedem o bebê de dormir direito e não há muito o que se possa fazer, como: gripe ou resfriados, nascimento dos dentinhos, dor, viagens, dormir em lugar diferente, retirada da chupeta, brinquedo por perto, chegada de um irmão, mudança de escola, tudo que mexe com o emocional da criança pode interferir no sono do pequeno.

Mas, por outro lado, existem situações que impedem o bebê de dormir direito e só depende de quem cuida da criança, como:

Estimular demais o bebê principalmente próximo da hora de dormir.

Os baixinhos não tem um botão que a gente pode ligá-los ou desligá-los. Então de nada adianta agitar  o bebê até o horário de dormir e simplesmente parar e esperar que ele durma. O ideal, é brincar com ele até uma hora antes do sono, e depois, durante a próxima hora, apenas atividades calmas - historinhas, música, filme, bate-papo - reduza também o som do ambiente e a iluminação.

Não ter rotina.

Em outro post já falamos sobre a importância de ter uma rotina! Deixar o bebê dormir cada dia em um horário diferente, ou mudar as atividades antes do sono, faz com que ele tenha mais dificuldade para adormecer. O ideal é que a criança tenha um horário fixo para ir para cama, assim como para todas as outras atividades. E só quando necessário, quebrar essa rotina, como por exemplo em uma viagem.

Criar histórias de bicho-papão.

A canção de ninar “ Dorme nenê que a cuca vem pegar ..” fez parte da infância de muitos pais, assim como as ameças do tipo “não vai lá em cima porque tem um bicho-papão”. Frases assim, influenciam a imaginação da criança, podendo deixar elas assustadas e isso irá atrapalhar o sono com certeza.

Esperar até que a criança esteja cansada demais.

Não espere a criança  ficar muito cansada para levá-la para cama! Quando ela passa do horário certo de dormir – que varia entre 7 e 10 horas da noite – o organismo produz o hormônio cortisol, que a deixa mais agitada. Portanto, quando começar a dar sinais de cansaço, leve-a para cama. Os principais sintomas são irritação, esfregar os olhos e coçar as orelhas.

Usar o berço como playground.

Evite fazer do berço um lugar para brincadeiras. O ideal é separar o ambiente de brincadeira do de dormir.  No berço deve ficar apenas o cobertor e o ursinho de dormir.

Manter o bebê acordado o dia todo para que durma melhor à noite.

Bebês precisam de pequenos cochilos durante o dia, evitá-los só vai piorar a situação! Até os 2 meses o bebê dorme cerca de 18 horas por dia, alternando o sono com pequenos períodos de vigília; dos 2 aos 12 meses, 14 a 15 horas de sono, com dois ou três cochilos; dos 13 aos 18 meses, 13 a 14 horas de sono, com dois cochilos; acima dos 19 meses até os 3 anos, 12 a 14 horas de sono, com um cochilo. Mas é bom que o soninho da tarde não vá além das 17 ou 18 horas ou poderá atrapalhar o sono da noite.

Deixar que adormeça no colo ou na cama dos pais para depois colocá-Ia no berço.

Como a criança desperta várias vezes durante a noite,  ela confere se onde ela está é o mesmo lugar onde ela dormeceu, portanto, se ela acorda em outro ambiente, ela ficará assustada e irá chamar por alguém.

Fazer com que a criança fique dependente da sua presença para adormecer.

É preciso ensinar a criança a pegar no sono sozinha, sem precisar de alguém que embale ou faça companhia no quarto. O ideal é colocar no berço quando estiver bem sonolento e sair.
Mamães, essas são algumas dicas, que realizadas todos os dias irá ajudar a fazer os baixinhos a dormir melhor. Nunca é tarde para ensinar o bebê a dormir. Às vezes será mais difícil, mas se o processo for realizado, com certeza ele aprenderá.

Beijos, e até a próxima.