Como manter uma alimentação saudável durante a gestação?

Como manter uma alimentação saudável durante a gestação?

É comum ouvirmos que, durante a gravidez, a mulher tem que “comer por dois”, ou então, comer várias guloseimas para saciar os desejos. Mas, a história não é bem assim, quer saber por quê?

No período de gestação é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis. O correto é comer a cada três horas e apostar em um cardápio colorido e variado. Não se esqueça de beber pelo menos dois litros de água por dia.

Uma boa dica é procurar substituir os doces por opções mais saudáveis. Por exemplo, quando surgir aquela vontade enorme de comer brigadeiro, experimente amassar uma banana, colocar por um minuto no micro-ondas, em seguida acrescente duas colheres de cacau em pó e adicione alguns pedaços de castanha. Além de saciar a vontade de comer doce, você estará optando por ingredientes saudáveis.

Não é preciso abrir mão do que você gosta de comer, só porque está grávida. Mas procure ingerir alimentos que terão os resultados necessários na formação e nutrição do bebê, e na saúde da mãe. A média de ganho de peso é entre 8 e 15 quilos. Mas a balança não é motivo de preocupação, já que deve-se concentrar na qualidade dos alimentos que se come.

No primeiro trimestre é comum sentir enjoos devido à alteração hormonal, portanto evite fazer as refeições ingerindo líquido e procure ingerir alimentos secos, até passar o mal estar, ou consuma frutas ácidas.

Também é normal que, no último trimestre, a mulher tenha prisão de ventre, causada pelas mudanças hormonais. Nesse caso, procure substituir os alimentos refinados pelos integrais e aumente o consumo de fibras com a ingestão de frutas com casca e bagaço, legumes e hortaliças. É importante praticar exercícios físicos e beber água, caso contrário, o efeito da fibra será aumentar a prisão de ventre.

Tenha cuidado: o aumento excessivo de peso na gestação pode levar ao desenvolvimento de diabetes gestacional e hipertensão arterial, aumentando assim os riscos de parto prematuro. Além disso, quem engorda demais tem muita dificuldade de voltar ao peso anterior à gestação.

O QUE AS MAMÃES DEVEM COMER:

Cálcio, encontrado em leite e derivados, vegetais folhosos de cor verde-escura, necessários para a formação de ossos do bebê e na manutenção da estrutura óssea da gestante.

A Vitamina D auxilia no aproveitamento do cálcio pelo organismo. Você a encontra no leite, atum, salmão, sardinha, entre outros. O Ferro é outro elemento importante, pois previne a anemia e é encontrado em carnes vermelhas, verduras verde-escuras, gema de ovo, frutas secas.

A Vitamina C também tem papel importante na alimentação, já que auxilia na absorção do ferro, além de agir como antioxidante. Onde encontrar? Em frutas cítricas como caju, limão, laranja, acerola e maracujá.

O Ácido Fólico é um dos mais importantes elementos durante a gestação, por auxiliar na formação do tubo neural do bebê. As fontes são miúdos, feijão-branco, verduras verde-escuras (brócolis espinafre, couve) e legumes.

Carboidratos são responsáveis por fornecerem energia para a mamãe e para o desenvolvimento do bebê. Os melhores são os integrais: arroz, pães, macarrão e cereais que são absorvidos mais lentamente e por isso saciam mais a gestante. O Magnésio também é muito importante, encontrado nas nozes, soja, cacau, frutos do mar, cereais integrais, feijões e ervilhas.

Lembre-se também de ingerir Lipídeos, que são as gorduras que auxiliam na formação do sistema nervoso central do feto. Encontrados mais em carnes, leite e derivados, abacate, azeite e salmão.

A Timina (B1) e Niacina (B3) são fundamentais na alimentação. A primeira estimula o metabolismo energético da mãe e é encontrada em carnes, cereais integrais, frutas, ovos, legumes. A segunda tem a função de transformar a glicose em energia, o que mantem a vitalidade das células maternas e fetais, além de estimular o desenvolvimento cerebral do feto. Verduras, legumes gema de ovo, carne magra e leite são algumas fontes.

O QUE EVITAR DURANTE A GESTAÇÃO?

Fuja de peixes e frutos do mar crus, principalmente ostras e sushis. Queijos de casca branca como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola devem ser evitados. Tenha cuidado com os queijos do tipo frescal (“minas”), pois podem ser feitos com leite não-pasteurizado, que ocasionam a presença de uma bactéria que resulta em listeriose, doença prejudicial ao bebê.

Passe longe de carnes bovinas malpassadas ou cruas (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus. Ambos produzem bactérias que podem afetar o bebê. Cação, peixe-espada e tubarão podem conter níveis perigosos de mercúrio. O atum, que é fonte de Vitamina D, deve ser limitado a uma lata por semana ou dois filés frescos por semana, pelo mesmo motivo.

As bebidas alcoólicas causam sérios riscos ao bebê, portanto deve ser cortadas assim que a gravidez é notada. A cafeína deve ser dosada, nesse caso, não beba mais que duas xícaras pequenas de café por dia. Se possível, prefira bebidas desafinadas.

 

Dicas anotadas, mamães? Lembrem-se também, que a prática de exercícios leves é importante no período de gestação, mas nada de exagerar, ok?

Esperamos que tenham gostado. Até a próxima semana! Beijinhos :*

 

Fontes: Baby Center  e Guia do Bebê.