Como preparar a criança para a chegada de um novo bebê?

Como preparar a criança para a chegada de um novo bebê?

Você já tem uma linda princesinha ou um belo príncipe, e agora vem mais um baby por aí? Nessa hora é super importante preparar seu filho para a chegada do novo membra da família, pois um irmãozinho é sempre bem vindo, mas nem sempre a criança encara dessa forma.

O ideal é conversar bastante com a criança, se ela já for grandinha, com certeza vai compreender o que está acontecendo e será mais fácil você explicar, caso seja muito nova, tente explicar de formas mais lúdicas, de forma que a criança ao menos tenha uma leve noção do que vem por aí.

NÃO FAÇA RODEIOS: Quando você engravida, não é só a barriga que mostra que algo está acontecendo. Não espere o bebê nascer para conversar com seu filho, abra o jogo o mais rápido para que ele vá se acostumando com a ideia.

TENTE LIDAR COM O CIÚMES: É muito comum e normal que a criança sinta ciúmes do novo irmãozinho. Ela sempre foi o centro das atenções, e agora terá que dividir os pais com mais uma criança. Não é fácil os pais lidarem com essa situação, mas com muito amor e muita paciência, é possível passar por essa fase sem maiores complicações.

DIVIDA A ATENÇÃO: Encha seu filho de carinhos enquanto ainda há seu tempo exclusivo, depois com a chegada do bebê, reveze com o pai ou os avós essa tarefa, afinal recém nascido exige sua total atenção, seu filho não pode ficar de lado.

MOSTRE COMO É LEGAL TER UM IRMÃO: Talvez a criança não leve em consideração essa parte, mas não custa você tentar. Mostrar como a chegada de um irmãozinho é especial para a família e como será legal ter um parceiro para as brincadeiras pode empolgar um pouco a criança para a sua chegada. Mostre fotos dele quando bebê, aos poucos ele vai assimilando o ciclo da sua própria vida, e pode ficar mais compreensivo.

TENHA PACIÊNCIA: Paciência é essencial. Não há como fugir desse processo, crianças não tem a mesma compreensão que nós adultos, portanto, por mais estressada ou exausta que você esteja, evite brigar ou perder o controle na frente de seu primeiro filho, isso pode deixa-lo mais desconfortável ainda com a situação.

PEÇA AJUDA NAS TAREFAS: Algumas crianças adoram sentir-se prestativas. Quando o bebê nascer, convide seu filho para ajudar em pequenas tarefas como buscar uma fralda ou um brinquedinho para o irmãozinho, eles ficam super orgulhosos e mais felizes.

CUIDE COM AS AGRESSÕES: É comum que, motivados por ciúmes, as crianças hajam de forma violenta com os bebês. Puxar os cabelos ou dar pequenos tapinhas, são atos comuns, mas que devem ser repreendidos para que não se repitam. O ideal é o pai ou a mãe sentar e conversar com o filho sobre isso, mostrando que é errado e chamando a atenção, mas sem exagerar na bronca.

Parece uma missão bem difícil não é mesmo? Mas não se preocupe, ela passa! Aos poucos a criança vai se acostumando com o novo irmãozinho, vai percebendo que mesmo tendo a atenção dividida, seus pais ainda a amam muito e lhe dão afeto e carinho.