Conheça 7 posições para amamentar seu filho

Conheça 7 posições para amamentar seu filho

Além de ser um momento de conexão entre mãe e filho, a amamentação garante todos os nutrientes necessários para o bebê. A tarefa pode parecer um pouco complexa no início, principalmente porque a pega pode ser feita de maneira incorreta, mas nada melhor que a prática, não é mesmo?

Para tornar o momento mais confortável para ambos, selecionamos as melhores posições para a amamentação, veja só:

  • Sentada

Com o corpo acomodado em uma cadeira ou sofá, segure-o com os dois braços por baixo e apoie o corpo do bebê, de modo que a barriga dele encoste-se à sua.

  • Deitada

Com a sua cabeça apoiada em um travesseiro, ofereça a mama que estiver ao lado do colchão. A cabeça do bebê deve estar apoiada em seu braço. Uma boa dica para a mamãe é colocar uma almofada entre as pernas, para não contrair o abdômen. Esta posição é utilizada principalmente quando a mãe está muito cansada. Mas atenção: garanta que não haverá risco de pegar no sono, para não colocar o bebê em perigo.

  • Invertida

Segure o bebê deitado na lateral do seu corpo, com a barriguinha encostada em suas costelas e a cabeça na palma da sua mão. Certifique-se que as pernas dele estarão apoiadas em uma almofada ou superfície confortável. Esta posição é perfeita para aliviar a pressão nas costas da mãe.

  • Cavalinho

Esta posição é mais confortável para crianças acima de 3 meses, que já conseguem controlar a direção da cabeça. Sentada, apoie seu filho também sentado sobre sua perna, de frente para o peito. As perninhas do bebê ficam abertas, como se estivesse montado em um cavalo. Sustente a coluna e cabeça da criança com as suas mãos. Uma das vantagens de oferecer o peito nesta posição, é que os recém-nascidos permanecem em alerta, já que são muito sonolentos.

  • Barriga pra cima

Indicada para mães com fluxo mamário muito intenso, a posição consiste em deitar de barriga para cima, com o filho sobre o corpo, alinhando a barriga de ambos. Desse modo, o rosto dele ficará de frente, favorecendo a pega.

  • Em pé

Se a mãe deseja amamentar seu pequeno em pé, deve colocar uma das mãos entre as penas dele, para apoiá-lo melhor.

  • Sling

Com o bebê acomodado no sling, ou pano porta bebê como também é conhecido, ofereça o seio que estiver próximo a ele. Desse modo, a mãe fica com mais liberdade para utilizar os braços.

O ideal é que a amamentação dure pelo menos 20 minutos, mas vale lembrar que cada bebê tem seu tempo para amamentar. De acordo com o seu crescimento, a necessidade e tempo de mamada diminui.

Que tal aproveitar as dicas e colocar em prática uma nova posição na hora de amamentar seu pequeno?

Beijos, até a próxima semana!