Muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, já devem ter escutado falar que não é bom ficar com o bebê no colo o tempo todo, porque a criança vai ficar mal acostumada e manhosa. No entanto, estudos comprovam que manter os bebês a tiracolo traz benefícios para a saúde física e emocional, tanto para a mãe quanto para o filho. É o chamado método canguru!
Foi descoberto na década de 1980, na Colômbia. Não havia incubadoras disponíveis para todos os bebês no hospital e a mortalidade infantil estava cada vez maior. Para enfrentar esta falta de equipamento, o professor de neonatologia e pediatria do Instituto Materno Infantil de Bogotá, Edgar Rey Sanabria, sugeriu que as mães tivessem um contato pele a pele com os filhos para mantê-los aquecidos e facilitar a amamentação. Este método não só reduziu a mortalidade como também melhorou o desenvolvimento dos bebês!
O método é indicado tanto para bebês prematuros quanto para os que nascem no tempo certo. No caso dos bebês prematuros, o contato ameniza o sofrimento passado na UTI. Para os que nascem de ciclos completos promove uma adaptação à vida fora do útero mais segura e tranquila.
Benefícios do Método Canguru
- Ajuda no desenvolvimento físico e emocional do bebê,
- Reduz o estresse, a dor e o choro do recém-nascido,
- Estabiliza o batimento cardíaco, a oxigenação e temperatura do corpo do bebê,
- Ao ouvir o som do coração e da voz da mãe, o bebê fica mais calmo e sereno,
- Aumenta o vínculo mãe-filho,
- Favorece o aleitamento materno,
- Contribui para a redução do risco de infecção hospitalar,
- Maior confiança dos pais nos cuidados com o bebê,
- Contribui para otimização dos leitos de uti.
Ficar juntinho faz bem pra você e para seu pequeno! Beijinhos :*