Conheça os hábitos que favorecem uma gestação tranquila

Conheça os hábitos que favorecem uma gestação tranquila

O sonho de toda mamãe é ter uma gravidez calma, para garantir a formação completa do bebê e fazer desse período um momento de conexão com seu filho.

Especialmente para as mães de primeira viagem, essa é uma fase que pode gerar uma série de preocupações e inquietações, afinal, é uma nova experiência e não há escola que ensine a ser mãe.

Como nós amamos tudo que está relacionado aos pequeninos, elencamos algumas dicas que podem ajudar – e muito, durante a gestação. Confira:

 

Quais hábitos adotar durante a gravidez?

 

Tomar ácido fólico: Tomar comprimido de ácido fólico ajuda a diminuir o risco de lesões no tubo neural do feto, prevenindo ainda, diversas doenças.

 

Iniciar o pré-natal o quanto antes: Com ele é possível acompanhar o desenvolvimento do feto e detectar precocemente a presença de algum problema, e se for o caso, tratá-lo o quanto antes. Com o pré-natal também é possível analisar o estado de saúde da mãe e fazer um acompanhamento completo.

 

Exercícios físicos: A prática de atividade física também é muito indicada para as futuras mamães. Mas atenção: nada de pegar pesado na intensidade dos exercícios. Prefira esportes mais leves, que não exijam tanta força, e faça isso com acompanhamento de um profissional.

 

Repouso: Ficar de repouso não significa ficar deitada o dia inteiro - a menos que um médico indique em casos de risco. É importante que a mãe esteja disposta e não se sinta cansada, afinal ela está carregando um ser em desenvolvimento e precisa de energia. Ter uma rotina saudável, dormir cedo, manter o sono em dia é muito importante. Evitar movimentos bruscos, ou que exijam muito esforço físico é fundamental.

 

Quais hábitos a gestante deve evitar?

 

Automedicação: Não tome remédios sem a indicação ou prescrição de um médico. A automedicação é perigosa para qualquer pessoa e para a gestante o risco é dobrado.

 

Químicas no cabelo: Há quem diga que apenas nos 3 primeiros meses a química nos fios deve ser evitada. Mas o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomendam o uso de química no cabelo durante a gestação.

 

Cafeína: Estudos apontam que beber cafeína durante a gravidez pode fazer com que o bebê nasça antes do tempo. O ideal é diminuir o consumo e ficar atenta ao que consome, afinal, não é só o café que contém cafeína.

 

Banhos quentes: Fique atenta à temperatura da água na hora do banho. O calor estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, que pode ocasionar mal estar e queda de pressão.

 

Salto alto: O uso de saltos aumenta a pressão sobre a região lombar da coluna, região que fica bastante vulnerável na gravidez. Usar saltos baixinhos ou rasteiras garante melhor equilíbrio e menos esforço, também evita o risco de torcer o pé.

 

Cigarro e bebidas alcoólicas: Gestantes que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas ocasionam inúmeros riscos para o bebê. Menor capacidade pulmonar, menor absorção de nutrientes e oxigênio, risco de baixo peso ao nascer, menor volume de massa cinzenta no cérebro, morte do feto, são alguns deles. Sem falar que para a mãe os prejuízos também são grandes!

 

Regime alimentar: As grávidas devem seguir uma dieta recomendada pelo médico, rica em nutrientes necessários tanto para elas, quanto para o bebê. Regimes que cortam qualquer tipo de fonte de vitaminas e nutrientes não devem ser feitas.

 

Vacinas: Jamais devem ser feitas sem a autorização de um médico. Existem vacinas permitidas e outras proibidas, portanto, consulte sempre um profissional antes de tomar qualquer atitude.

 

Agora mamãe, que você já sabe o que fazer para manter uma gravidez calminha, pode ficar mais tranquila, ok? Lembre-se também de fazer sempre atividades que lhe tragam boas sensações. Ler um livro, ver filmes, ouvir músicas, fazer uma caminhada, enfim, qualquer coisa que lhe faça sentir bem e feliz. Evite discussões, ambientes e pessoas que lhe causam stress.

Não se esqueça que dentro de você há um pequeno ser que precisa de muito amor e carinho. Portanto, aproveite bem cada dia da gestação e curta cada momento com seu pequeno dentro da barriga.

Até a próxima semana! Beijinhos.