Cuidados com a pele do bebê

Cuidados com a pele do bebê

Existe pele mais perfeita que a pele dos bebês? Uma pele tão macia e suave que não dá vontade de parar de acariciar. Mas para que ela esteja sempre saudável é necessário alguns cuidados simples por parte dos pais. Por isso hoje, vamos explicar como funciona a pele dos bebês e quais cuidados são necessários.

 

A ciência da pele dos bebês

A pele do recém-nascido é de 40 a 60% mais fina que a de um adulto, tem maior tendência ao ressecamento, é mais propensa a alergias e irritações, absorve mais umidade e perde mais rápido também.

Por ser muito fina, absorve muitas substâncias, sejam elas tóxicas ou não, portanto, os produtos como xampus, géis e cremes ou loções hidratantes devem conter uma concentração de componentes especialmente desenvolvidos para bebês.

Também é quimicamente menos ácida devido ao ácido lático e a um baixo conteúdo de ácidos graxos, além disso, o bebê ainda não possui todos os mecanismos de defesas desenvolvidos, o que diminui sua resistência a agentes infecciosos e parasitários.

Tudo isso condiciona o risco de contrair doenças de pele do tipo infecciosas e inflamatórias. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de proteger seu bebê tanto no verão quanto no inverno.

 

A pele do bebê durante o inverno

Nas épocas mais frias, é muito fácil para pele ficar ressecada e áspera. Portanto os cuidados são dobrados.

Dermatologistas atentam para cuidados com o banho: a água deve ter uma temperatura de 30 a 32ºC, e o banho não deve durar mais do que 15 minutos. Deve-se evitar o uso de sabões e esponjas porque podem retirar da pele a capa de gordura que existe na superfície da pele e que evita a perda de água. Se preferir utilizar sabão, dê preferência para os sabões de glicerina, que são os mais indicados para os bebês. 

Após o banho, os cremes e loções hidratantes são imprescindíveis para a hidratação.  Há de ter cuidado também em relação as roupas! Evite o excesso de agasalhos, eles podem causar algumas bolinhas ou grão avermelhados principalmente no pescoço, tronco e nas pernas, que possam provocar coceiras e resultar em uma área inflamada. Quando o bebê for muito pequeno, deve-se evitar o contato direto da sua pele com roupas feitas com fibras sintéticas ou lãs. O recomendável é que se use roupa e toalhas de algodão.

 

A pele do bebê durante o verão

Em épocas mais quente, o cuidado principal com a pele do bebê, é protegê-la contra os raios de sol. É fundamental usar um creme que tenha filtro solar adequado à pele do bebê! Lembre-se também dos acessórios que muito ajudam como bonés e sombrinhas.

Outro cuidado importante é com as picadas de insetos, utilize repelente especialmente desenvolvido para crianças. Ao aplicar, deve ser passado primeiro nas mãos de um adulto e depois aplicado na pele da criança: Isso porque há mais risco de a criança aspirar o repelente quando se aplica direto na pele. E ao contrário do que se pensa, os repelentes só podem ser reaplicados poucas vezes ao dia, justamente por que a superexposição às substâncias dele pode fazer mal à pele.

* Caso ocorra qualquer reação na pele de seu filho, leve-o ao médico para receber as orientações devidas! Qualquer produto, caseiro ou não, pode piorar a lesão.

Por hoje é isso, até a próxima mamães :*