Cuidados na hora de viajar com seu bebê.

Cuidados na hora de viajar com seu bebê.

Na hora de viajar com um bebê é importante requer muitos cuidados e preparativos. O ideal é que a partir dos 3 meses de idade, o bebê já está mais apto a viagens e podem ser ótimas companhias, não são mais tão frágeis e podem ser levados de lá pra cá quase sem reclamar, pois ainda não estranham tanto a mudança de ambiente. Aproveite as últimas semanas da licença-maternidade para dar uma escapada, antes de voltar à rotina do trabalho.

Viagens rápidas e curtas dificilmente alteram a rotina da criança, sobretudo o cuidado de manter os horários de alimentação e soneca são importantissímos e contribuem para o bom humor do pequeno.

Vamos dar algumas dicas de cuidados para a saúde e segurança do bebê durante as viagens:
• Leve com você: Creme antiassaduras, sacolas plásticas para guardar fraldas sujas, limpas e analgésicos para caso de febre e demais remédios caso o bebê necessite.
• Caso estejam viajando de avião, dê o peito ou mamadeira durante a decolagem e a aterrissagem, pois ameniza uma eventual dor de ouvido devido ao movimento de sucção.
• Leve proteções como bonés, tocas, chapéus e filtro solrar para o bebê (consulte seu pediatra sobre o uso do protetor solar). Lembrando que, bebês com menos de 6 meses não devem ser expostos diretamente ao sol por mais de 15 min.
• Já em viagens de carro o bebê deve obrigatóriamente sentar em cadeirinhas viradas para o vidro traseiro, de preferência no assento do meio do banco traseiro.
• Levar um babador de plástico, pois são mais fáceis de limpar e dimuem a quantidade de roupa suja.
• Levar também uma manta, edredom ou até mesmo uma toalha que possa ser coloca no chão para servir de colchãozinho para a criança descansar.
• Procure levar um carrinho que seja prático para facilitar a sua vida e a do bebê.

Em resumo, na sacola de mão, não podem faltar o analgésico de uso habitual, soro fisiológico nasal, manta para evitar frio excessivo, recipiente adequado para ingestão de água, alimentos que a criança está acostumada, além dos objetos de transição, como brinquedos e naninhas, que ajudam no trajeto e facilitam na adaptação aos novos ambientes.

Bem sabemos a loucura que é viajar com um bebê e todos os cuidados e detalhes que devem ser pensados e planejados com carinho. Mas, mamãe não desista de viajar por causa disso, aproveite para curtir bastante seu pequeno!

E uma dica valiosa é: Antes de ir viajar vale se informar sobre hospitais, farmácias e médicos no local para onde vocês estão indo.

Esperamos ter ajudado e até a próxima, beijinhos! :*