Dicas para evitar Acidentes Domésticos com Crianças

Dicas para evitar Acidentes Domésticos com Crianças

Como já diz o ditado popular “Melhor prevenir do que remediar!”. Os pais não devem privar a criança de circular, andar, cair, se levantar e aprender, mas podem evitar que acidentes perigosos ocorram, apenas tomando alguns cuidados com ambientes e objetos da casa.

Muitas dúvidas podem surgir na hora de preparar a casa para a chegada do primeiro filho: “Será que é melhor tirar o móvel da sala? E quando começar a andar?” A melhor opção, é apostar no bom senso para tornar o ambiente seguro.

Quanto menor a criança for, menos ela entenderá sobre o que é bom ou não para ela, e em razão disso, também são mais curiosas e adoram colocar o dedinho em tudo. Há várias maneiras de evitar que essa fase de descobrimento seja um problema. Uma delas e a principal, é eliminar as armadilhas da casa. Separamos algumas dicas de como fazer:

No quarto

O quarto do bebê deve ser um lugar absolutamente seguro, afinal é o lugar onde ele ficará sozinho, mesmo que seja apenas quando estiver dormindo, é perigoso ocorrer sufocamentos com artigos deixados na cama ou asfixia e aspiração de objetos pequenos. Por isso, evite deixar qualquer coisa próximo que pode machucá-lo. Lembre-se de diminuir a altura do berço conforme a criança cresce - em geral eles têm três níveis e, quanto maior a criança, mais fundo deve ser o berço para que ela não pule ou caia.

No banheiro

Nunca deixe a criança sozinha, um piscar de olho pode ser fatal. Antes de começar a trocar o bebê ou dar banho, tenha tudo ao alcance das mãos.  Esvazie sempre a banheira, 2cm de água é o suficiente para um bebê se afogar. Quando a criança já for grande o suficiente para tomar banho de chuveiro, coloque um tapete de borracha próprio para boxes. Os azulejos molhados se tornam extremamente escorregadios e a criança pequena, muitas vezes, não tem coordenação nem equilíbrio apurados para evitar a queda.

Nas tomadas elétricas

Coloque proteção em todas as tomadas. São fáceis de encontrar e evitam graves acidentes. Como dito anteriormente, crianças são muito curiosas e mesmo que você já a tenha alertado que não pode colocar o dedinho na tomada, não irá impedir que ela tente mesmo assim.

Na cozinha

A pediatra Deborah Malta, coordenadora do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério, salienta que "entre as principais causas de queimaduras em crianças estão as provocadas por contato com substâncias quentes (líquidos, alimentos e água quente). Em seguida, as queimaduras causadas por fogo ou chama e objetos quentes". Portanto, mantenha a criança longe da cozinha - vale usar grades para impedir a passagem - e, caso isso não seja possível, não beba substâncias quentes com bebês no colo, não deixe o pequeno chegar perto do forno e mantenha o cabo das panelas virado para dentro do fogão, troque a toalha de mesa por jogos americanos para impedir que mãozinhas curiosas puxem recipientes ferventes.

Na lavanderia

Produtos de limpeza devem ser mantidos em armários trancados. Além disso, mantenha-os em suas embalagens originais. Colocá-los em garrafas de refrigerante, por exemplo, pode aumentar a curiosidade da criança.

Na piscina

É claro que quem tem piscina em casa tem os cuidados redobrados com as crianças, mas todo o cuidado sempre será pouco. Converse com a criança sobre o perigo, só a deixe sair lá fora com a supervisão de um adulto. Coloque grades de proteção, as capas sobre a água não impedem que a criança caia e se afogue.

Janelas e escadas

Use telas de proteção em todas as janelas. Mesmo as crianças bem pequenas são capazes de empurrar uma cadeira para perto da janela e cair. Se a sua casa tiver escadas, invista em grades de proteção porque uma queda pode ser grave.

Medicamentos

Nunca se refira a um medicamento como doce, pois isso pode levar a criança a pensar que não é perigoso ou que é agradável de comer. "Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomá-los na frente delas", alerta a ONG Criança Segura.


Até a próxima mamães! Beijos