O bebê começou a engatinhar? Lembre-se de tomar alguns cuidados!

O bebê começou a engatinhar? Lembre-se de tomar alguns cuidados!

Oi mamães, o bebê de vocês estão começando a engatinhar? Que fase linda não é mesmo?!

A maioria dos bebês aprendem a engatinhar com sete ou oito meses, nessa idade normalmente já conseguem ficar sentados sem apoio com facilidade. Conseguem sustentar a cabeça para observar o ambiente à sua volta, e os braços, pernas e músculos das costas são fortes o suficiente para impedir que ela caia no chão quando ficar de quatro.

O ato de engatinhar ajuda a fortalecer os músculos do bebê para que depois seja capaz de andar, e é o primeiro modo de se locomover por conta própria. O jeito tradicional de engatinhar exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás. Em seguida, ela vai descobrir como usar os joelhos para avançar ou dar ré e quando a gente vê, já está andando!

Nessa fase linda de rastejar pelo chão, é necessário ter alguns cuidados com a casa, com a roupa e com a pele! É muito importante que a casa esteja adaptada para a segurança do pequeno, que irá explorar todos os lugares, além dos cuidados para que não se machuque e sua pele seja protegida, pois apesar de resistente, é muito sensível e delicada e exige total atenção das mamães.

A prevenção contra acidentes dentro de casa é de fundamental importância. Por isso, trouxemos algumas dicas de como proteger os baixinhos:

·         Mantenha alimentos quentes longe da borda de mesas e pias, vire os cabos das panelas para dentro do fogão;

·         Certifique-se que móveis altos e pesados estão bem fixos e firmes;

·         Coloque portõezinhos removíveis no alto de escadas;

·         Esconda fios elétricos atrás dos móveis e tampe tomadas com protetores;

·         Se as grades de janelas ou proteções de escadas tiverem vãos de mais de 10 centímetros, coloque telas protetoras;

·         Tranque armários com materiais perigosos com chave ou trancas especiais;

·         Utilize protetores de porta, de espuma ou borracha, para evitar que o pequeno prenda os dedinhos;

·         Instale redes protetoras em varandas e janelas e ao redor da piscina.

 

Beijos e até a próxima! ;*