O bebê pode tomar banho de chuveiro com os pais?

O bebê pode tomar banho de chuveiro com os pais?

A questão é bastante polêmica e gera bastante discussão, principalmente nas redes sociais. E não é à toa. Para os papais de primeira viagem, dar banho no bebê nunca é tarefa fácil, afinal, o corpinho da criança ainda é muito mole, tornando difícil de controlar.

 

Mas, afinal, meu filho pode tomar banho no chuveiro nos primeiros meses?

 

Os pais devem realizar a tarefa, apenas se estiverem confiantes para isso. É importante que ambos auxiliem na ação, principalmente para segurar a cabeça da criança e certificar-se que ela não se afogará.

Nada melhor que a prática para aperfeiçoar a atividade. É importante deixar o bebê no colo de maneira segura e procurar uma forma de higienizá-lo corretamente, sem que ele corra riscos. 

Lembre-se também, que a temperatura da água é muito importante. Cuidado para não deixar que seu pequeno passe frio nos dias de temperaturas mais baixas.

A prática é ótima para proporcionar um momento de conexão entre pais e filhos. Além de ser relaxante. Como a mãe amamenta, este pode ser também um momento entre pai e filho. Frisando sempre, que o banho deve ser feito com gestos suaves e extremo cuidado.

Uma boa dica é não ensaboar o bebê todo de uma vez, opte por lavar e enxaguar cada parte de uma vez.

 

Este hábito é saudável?

 

O momento costuma criar um vínculo ainda mais forte entre pais e filhos. Além das questões de segurança, muitos questionam esta prática por causa da nudez.

Os hábitos dentro de casa, as crenças e formas de lidar com a nudez devem ser respeitadas em cada família. Portanto, não existe forma correta de agir, mas sim, deve-se respeitar tudo aquilo que faça a família se sentir confortável e feliz.

Conforme o crescimento das crianças, eles já conseguirão ficar em pé, porém, o acompanhamento dos pais é indispensável por vários anos, ou até que ambos se sintam confiantes em realizar a tarefa.

Se a família acredita que esta prática pode causar constrangimentos, a opinião deve ser respeitada. Mas muitos acreditam que dividir o banho com os pequeninos é uma ótima oportunidade para estreitar os laços familiares e afetivos.

Nossa dica é que você aproveite ao máximo cada momento com seus pequeninos e que façam sempre o que lhes deixar mais a vontade.

Gostou da dica? Fique ligadinho aqui no blog, que na semana que vem tem mais! Beijinhos  

 

Fonte: Bebê Abril