O que é o Terrible Two?

O que é o Terrible Two?

O Terrible Two, que também é conhecido por muitos como a primeira adolescência dos bebês, nada mais é do que a fase dos dois anos do bebê, quando ele começa entrar em oposição com os pais em algumas situações e quando se mostra disposto a “lutar” pelo seu espaço. Durante esse período é comum gritos, birras e rebeldias se tornarem mais comuns no cotidiano, o que vai pedir muito paciência dos pais.

Essa mudança comportamental do seu filho ou filha faz parte do desenvolvimento do bebê e é muito mais comum do que se imagina. Mesmo sendo um pouco difícil lidar com essa fase, o mais correto é seguir alguns procedimentos na hora de acalmar o bebê nesse momento de birra e revolta, que acontecem por causa desse desconhecimento dos mesmos de lidarem com frustrações pequenas, como por exemplo, um simples não.

Muitos bebês começam passar por essas crises comportamentais com dois anos, mas também é possível ver antes, desde os seis meses, e em alguns casos se estender até os quatro anos ou mais. Tudo isso depende da personalidade da criança e da criação que recebe dos pais. Se a criança tem mais de seis anos e as birras continuam frequentes é muito indicado procurar um especialista, pois isso pode estar relacionado com algum trauma, como perda de um ente ou até mesmo problemas na escola.

Algumas dicas para passar por essa fase sem maiores problemas e poupando o máximo a paciência dos pais são bem importante e extremamente úteis.

Nunca bata! Comportamentos agressivos contra a criança só irão piorar crises de rebeldia, podendo deixar a agressividade agravar ainda mais a situação.

Converse de igual para igual. Fique de joelhos e converse com o seu filho olho a olho, numa posição que ambos fiquem iguais. Crianças aprendem com exemplos e conversar calmamente é o melhor deles.

Evite filas e lugares muito cheios. Nessa fase as crianças tendem a se estressar mais facilmente com situações que levam muito tempo. Tente evitar passeios que possam ter muita espera e algum tipo de tédio envolvido.

Faça castigos justos. Explique o motivo para seu filho do porque ele está de castigo e tente mostrar que há senso de justiça nessa decisão.

Crie rotinas. As crianças amam atenção e se sentirem amadas, por isso para passar maior segurança explique os programas diários, e deixe sempre claro o que podem e não fazer.

Não deixe birras virarem bolas de neve. Converse e explique para a criança o que pode ou não pode fazer, mas não prolongue muito. Busque desviar o foco para outra coisa.

Fique tranquilo e sereno. Claro que não é uma fase fácil, mas com uma calma maior vinda dos pais tudo se tornaram mais leve para todos.