O que você precisa saber sobre prematuridade

O que você precisa saber sobre prematuridade

De acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, em 2014, o índice de nascimentos prematuros chegou a 931 por dia. Ou seja, um a cada dez bebês nasceu prematuro.

A prematuridade acontece quando o bebê nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias), enquanto a gestação completa ocorre entre a 38º e 42º semana. Algumas características como baixo peso, pele fina, veias visíveis, pouco cabelo, orelhas finas e moles, cabeça desproporcionalmente maior que o corpo, poucos reflexos de sucção e deglutição especificam um prematuro. O peso pode variar entre: baixo peso (menos de 2 quilos), muito baixo peso (menos de 1,5 quilo) e extremo baixo peso (menos de 1 quilo).

É difícil prever se a gestante terá um parto prematuro, mas algumas das causas estão relacionadas a sangramento uterino, alongamento do útero, bactérias ou inflamações, estresse físico ou psicológico, entre outros. Alguns sinais e sintomas podem ser identificados, como por exemplo, mudança na quantidade ou no tipo da secreção vaginal, sangramentos, dor pélvica ou maior pressão abdominal, ruptura das membranas (bolsa d’água), contrações frequentes. Lembrando que, nem toda gestação prematura coloca em risco a vida do bebê ou da mãe.

Existem algumas medidas simples que podem prevenir que o bebê nasça antes tempo previsto:

· Seguir rigorosamente as consultas e exames do pré-natal.

· Consultar um ginecologista ou obstetra, antes mesmo de engravidar.

· Quanto antes o pré-natal for iniciado, melhor será a gestação e desenvolvimento do feto.

· Manter seu médico informado sobre seu estado de saúde, doenças crônicas, alergias, histórico familiar, etc. Quanto mais detalhes você apresentar ao médico, melhor será o acompanhamento.

· Manter uma dieta equilibrada para que o peso se mantenha adequado.

· Evitar bebidas alcoólicas e cigarro durante a gestação.

· Não se automedicar, já que alguns remédios são altamente perigosos para gestantes.

· Não esqueça o ácido fólico e vitamina B12. Eles garantem que o bebê não sofra malformação e danos no sistema nervoso. A ingestão deve ser iniciada antes mesmo da concepção do bebê.

Então, mamães e futuras mamães, vamos ficar de olho nessas dicas e zelar pelo bem dos pequeninos, ok?

Até a próxima semana, beijinhos! :*