Por que meu filho não deve comer doce?

Por que meu filho não deve comer doce?

Que o bebê deve ser alimentado somente com o leite materno até o sexto mês de vida, todo mundo já sabe. Mas, é preciso ficar de olho na alimentação dos pequenos, principalmente quando se trata do açúcar.

Como a lactose do leite materno é adocicada, a criança já nasce com o gosto por doces. Mas ele não saberá disso, se você não apresenta-lo ao açúcar artificial. Quanto mais doces você introduzir na alimentação do seu filho, mais difícil será fazer com que ele coma alimentos de outros sabores.

 

Por que evitar o açúcar artificial?

 

O açúcar industrializado deve entrar na alimentação das crianças a partir de 1 ano de idade. Porém, quanto mais tarde, melhor.

Tudo que for ingerido em excesso faz mal, e o açúcar apresenta grande perigo para a saúde dos pequenos. Diferente do que muitos pensam, ele não faz mal somente para os dentes, mas pode acarretar em uma série de problemas.

Estudos apontam que a ingestão excessiva do açúcar pode deixar crianças pequenas irritadas e depressivas. O doce, além de ocasionar mais concentração de insulina no sangue, aumenta também a quantidade de adrenalina. Esse hormônio em demasia pode provocar ansiedade, excitação e dificuldade de concentração. Esses efeitos negativos são maiores e mais evidentes quando ingeridos com o estômago vazio.

O consumo de alimentos açucarados artificialmente provoca ainda, desequilíbrio alimentar. Vale lembrar que o açúcar artificial está presente não somente em doces e balas, mas também em achocolatados, chocolates, alguns tipos de iogurte, bolachas, sucos e refrigerantes.

A dica para que seu pequeno mantenha uma boa alimentação é a proporção correta dos diversos nutrientes como: proteínas (arroz integral, ovo, legumes, carnes, leguminosos como o feijão), gorduras (animais e vegetais), hidratos de carbono ou glicídios (farinhas, açúcares), sais minerais e vitaminas.

Um dos maiores perigos da ingestão excessiva do açúcar é o risco de a criança ficar obesa e anêmica. Ao comer açúcares em grande quantia, geralmente haverá menos fome para comer outros alimentos.

Outro fator perigoso são os problemas com a saúde bucal, já que também pode acarretar em cárie dentária ou inflamação nas gengivas.

 

Qual açúcar meu filho deve ingerir?

 

A verdade é que ninguém pode viver sem açúcar, pois ele é uma fonte de energia. Mas o correto é que a criança consuma apenas açúcares naturais, encontrados no leite (lactose), nas frutas (frutose e sacarose), por exemplo. Esses açúcares não nos fazem mal e nem provocam complicações à saúde.

O açúcar natural presente nas frutas deve ser oferecido aos bebês a partir do sexto mês de vida, quando o desmame é iniciado. As papinhas feitas de frutas devem ser dadas naturalmente, sem adição de açúcares artificiais.

Outro ponto importante que vale ressaltar é o consumo do mel. Diferente do que a maioria pensa, ele NÃO deve ser introduzido na alimentação dos bebês. O mel é uma fonte pobre de vitaminas, diferente do que muitos pensam. Além disso, a ANVISA recomenda que crianças com menos de 1 ano não devem consumir mel.

Então, redobre a atenção na hora de alimentar seu filho. Quanto menos açúcar industrializado ele consumir, melhor para sua saúde. Uma dica importante é que diminuir o consumo de produtos industrializados, pode ajudar – e muito, na vida do seu filho.

Cuide do seu pequenino e garanta que ele será mais feliz e saudável!

Na semana que vem, voltaremos com mais dicas para os papais e mamães de plantão. Beijinhos e bom feriado! 

 

 

Fontes: Guia do BebêMaternidade Colorida