Por que o teste da orelhinha é tão importante para o bebê?

Por que o teste da orelhinha é tão importante para o bebê?

Já no quinto mês de gestação, o bebê começa a ouvir tudo o que se passa dentro da barriga da mãe. Os sons do corpo, a voz da mãe, fazem com que a audição vá se aprimorando e, dessa forma, a criança vai desenvolvendo a linguagem.

Quando a criança perde a capacidade auditiva, mesmo que pouca, ela deixa de receber adequadamente as informações necessárias para estabelecer a linguagem.

O teste tornou-se obrigatório por lei, desde agosto de 2010.

 

Como é feito o teste?

 

Um aparelho próprio para o teste é colocado na orelha do bebê para detectar problemas auditivos. Caso alguma deficiência for percebida, o recém-nascido deve ter acompanhamento de um médico otorrinolaringologista, que o encaminhará para o melhor tratamento. Provavelmente o profissional indicará o uso de aparelho auditivo, feito sob medida.

 

Quando fazer o teste da orelhinha?

 

O teste é feito ainda na maternidade, de preferência no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Além de gratuito, é fácil e indolor. Porém, se a criança quando maior apresentar dificuldades na audição, por não reagir aos sons, o teste da orelhinha também é indicado.

Geralmente, as crianças com maior risco de surdez são aquelas que nasceram precocemente, ou seja, antes de 38 semanas de gestação. Outras situações de risco são aquelas em que já existe caso de surdez na família; quando há infecção congênita (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus e herpes); intervenção em UTI por mais de 48 horas; má formação do pavilhão auricular; entre outros.

Entretanto, o teste da orelhinha é importante e indispensável para todos os bebês, não somente para os que se encaixam em grupos de risco.

Agora que vocês, mamães e papais, já sabem a importância do teste da orelhinha, não deixem de fazê-lo ainda na maternidade. A saúde do pequeno agradece!

Na próxima semana voltamos com mais dicas e informações. Fiquem de olho! Beijinhos :*