Primeiro corte de cabelo, quando fazer?

Primeiro corte de cabelo, quando fazer?

O primeiro corte de cabelo costuma ser um momento especial para muitas famílias.

Mas, quando é o momento ideal para aparar o cabelo dos pequenos? Na verdade, não há um momento específico para isso, até mesmo porque vai depender da quantidade de fios, se o cabelo cai nos olhos ou começa a embaraçar. Se isso estiver acontecendo você tem indicativos de que, esteja na hora de aparar as madeixas do seu filho.

Após decidir realizar o primeiro corte de cabelo, o ideal é procurar um lugar especializado em corte infantil, com profissionais especializados nesse público. Afinal, neste momento sempre acontece àquela choradeira, o que é naturalmente normal. É uma nova experiência para a criança, nada mais comum que ele tenha alguma reação, como chorar. Para tentar evitar, a dica é conversar com o pequeno antes e explicar o que irá acontecer. É muito importante que os pais fiquem perto da criança e tente distraí-la. Mas, já adiantamos, separe um bom tempo na sua agenda para essa atividade, para que tudo seja feito com calma e sem causar traumas nos pequenos.

Outro ponto importantíssimo é a higiêne do local e os acessórios que serão utilizados para realizar esse procedimento. Se o salão não for limpo corretamente, a criança pode ter contato com fungos e desenvolver alguma dermatite e se a escolha dos instrumentos não for apropriada aumentam os riscos de acidentes.

Um alerta: Cabelo de criança só pode ter contato com tesouras e de preferência com pontas arredondadas. A maquininha assusta o bebê, e a navalha, pode machucar, caso a criança faça algum movimento brusco. Por isso, é melhor evitar.

Depois de todas essas dicas e cuidados, é só marcar a data no salão, conversar com o pequeno e preparar a câmera para registrar esse momento tão especial e único!

Beijos e até a próxima quarta, mamães. :*