Proteja seu bebê da Gripe

Proteja seu bebê da Gripe

Junto com a chegada do outono e do inverno, chega a preocupação dos pais com a saúde das crianças. E não podia ser diferente, já que nessa época circulação de vírus pelo ar aumenta, as temperaturas baixam, e as pessoas ficam em ambientes fechados, contribuindo para o aparecimento das temidas gripes e resfriados.
É preciso reforçar o cuidado com a saúde dos pequenos, principalmente com as crianças menores de 4 anos, que ainda não tem seus anticorpos totalmente desenvolvidos. Sem os devidos cuidados, estas doenças respiratórias podem evoluir e se transformar em quadros pulmonares mais graves, como pneumonia, otite e amigdalites. Que é complicado prevenir as crianças de serem infectadas no dia a dia é um fato, todavia, há algumas dicas necessárias e importantes que devem ser inseridas na rotina diária:

- Vacina contra a gripe: É o meio mais eficaz para a prevenção e todo ano a criança deve ser vacinada. o vírus sofre mutações e torna-se mais resistente a cada ano, sendo necessário o desenvolvimento de um novo coquetel antigripe. O período do ano ideal para receber a vacina é por volta dos meses de abril e maio. Assim, a criança fica protegida desde o início do inverno.

- Higiene com as mãos:  A lavagem das mãos devem ser constantes, já que constantemente os baixinhos estão tocando em algo.

- Limpeza Nasal:  A limpeza nasal das crianças com soro fisiológico deve ser feita diariamente, algumas vezes ao dia. Nos dias mais secos, o número de vezes deve aumentar.

- Hidratação: A ingestão de líquido é muito importante, água, sucos, água de coco, chás. Mas tem que beber bastante! Para manter o corpo hidratado, deve umedecer as vias nasais para evitar as irritações provocadas pelo clima muito seco dos dias frios.

- Inalação: O uso do inalador também pode ajudar os bebês nos dias mais secos. O inalador com soro ajuda a manter as vias aéreas superiores mais limpas, já que facilita a saída das secreções. O processo pode ser feito com a criança acordada ou dormindo, não tem diferença.

- Umidificador de ar: A ideia de ligar o umidificador no quarto também é “bem vinda” e não apresenta riscos para os pulmões dos baixinhos.

- Alimentação: A proteína, das carnes, ovos e queijos, e as vitaminas, das frutas, legumes e verduras, não podem faltar no prato. A alimentação rica e balanceada ajuda a fortalecer o sistema imunológico das crianças. É importante buscar os nutrientes em alimentos naturais e variados para não ficar só nas guloseimas industrializadas que, além de pouco nutritivas, também são calóricas.

- Lavagem de Roupas: Importante lavar roupas e cobertores de inverno. Depois de muito tempo guardadas, essas peças reúnem além da poeira, fungos e ácaros, que facilitam processos alérgicos.

E não esqueça de sempre deixar os baixinhos quentinhos, nada de pés descalços e cabelos molhados.

 

Até a próxima, mamães! :*