Qual a idade certa para o desfralde?

Qual a idade certa para o desfralde?

Existem muitas dúvidas sobre qual a idade certa de desfraldar, portanto já vamos deixar bem claro, logo de início, que não existe uma idade certa para o desfralde. O que existe são crianças que conseguem dar tchau as fraldinhas com um ano e meio e outras que podem demorar até os 3 anos.

Os pais não devem “forçar” a criança, muito pelo contrário, devem respeitar o ritmo dos seus filhos e entender todo o processo do desfralde, para que a criança deixe as fraldas sem transtornos emocionais, psicológicos ou até clínicos. Por isso hoje, vamos falar sobre uma listinha de sinais que vão lhes ajudar a saber quando seu filho vai estar preparado para começar a usar o banheiro. 

Como sabe que a criança está preparada para dar tchau às fraldas?

Primeiro é preciso entender como funciona o organismo dela.

O desenvolvimento neuro-psico-motor segue a direção crânio-caudal, ou seja, da cabeça para os pés e do centro para a periferia do corpo, ou seja, de dentro para fora. 

Assim, não adianta esperar que a criança ande se ela não sabe ficar em pé, e mesmo quando ela começa a andar, as quedas são frequentes porque o equilíbrio adequado ainda não se desenvolveu.

Da mesma forma acontece em relação as fraldas. Apesar da musculatura envolvida ser a mesma, tanto para o controle das fezes, quanto da urina, os esfíncteres são separados e o habitual é que a criança consiga desenvolver a habilidade do sistema digestório antes do urinário.

Este processo se desenvolve em três fases distintas, que necessitam da observação e acompanhamento dos responsáveis, são elas:

1ª Fase: A criança consegue te avisar que fez

Enquanto a criança anda sem preocupações pela casa com as fraldas molhadas e suja, com cheiro desagradável, ela ainda não tem a consciência de que as fraldas já estão inapropriadas para o uso, então não há como esperar que ela entenda que precisa exercitar o controle.

Agora, se ela já sente o incomodo das fraldas quando estão sujas e quer retirá-las, isso pode ser um sinal de que ela está preparada para a próxima fase, mas não quer dizer que já saiba controlar suas eliminações. Se a fralda for retirada neste momento, as chances de ocorrer vazamentos são enormes e as chances de sucesso são mínimas.

2ª Fase: A criança consegue te avisar que está fazendo

Se a criança consegue te avisar que ela está fazendo, é porque ela consegue perceber que algo diferente está acontecendo, além de já sentir o desconforto das fraldas sujas ela começa a ter a sensação das suas passagens pelo reto ou pela uretra, mas não consegue ainda conter ou reter.

É muito comum, que elas escolham um cantinho para sentar ou agachar e fazer suas necessidades, e logo em seguida exigir que sejam limpas.

Embora esse momento pareça ser a hora certa, ainda não o é. Ela ainda não está preparada, pois não sabe segurar, a hora de segurar e soltar depois, a hora de soltar. Ou seja, ainda falta o principal: a consciência.

3ª Fase:  A criança consegue te avisar que quer fazer

Depois de algum tempo, individual para cada criança, começa a ocorrer uma evolução. Nessa fase, a criança começa a ter o controle e consegue segurar as fezes e a urina. É nesse momento, que devemos pensar em iniciar o treinamento. Isso deve ocorrer quando a criança começa a segurar as fezes e urina e olha para os pais/responsáveis com cara de “Hey, eu preciso da sua ajuda”.

Como a criança ainda não tem o hábito de ir ao banheiro, ela não sabe todos os passos, que já são automáticos para nós, como:

  • Sentir a vontade de urinar ou evacuar;
  • Segurar fezes / urina;
  • Ir ao banheiro;
  • Tirar a roupa;
  • Sentar;
  • Relaxar a musculatura;
  • Esvaziar o reto e/ou a bexiga;
  • Fazer a higiene local adequada;
  • Vestir a roupa novamente;
  • Lavar as mãos;
  • Acabou.

Por isso, toda a atenção deve ser dada a esse treinamento! Lembrem sempre de atender imediatamente a necessidade da criança e de nunca criticar ou punir em casos de insucesso e sim apoiá-la e estimulá-la. E todas às vezes que os resultados forem bons, elogiar e vibrar juntos.