Repelente contra mosquito faz mal  para o bebê?

Repelente contra mosquito faz mal para o bebê?

As picadas de insetos, além de ser desconfortáveis, podem chegar a transmitir doenças como a Dengue, a Malária, a Chikungunya ou Zika Vírus,  que podem colocar em risco o bem-estar e a saúde de todos. Confira os cuidados que devem ser tomados para proteger os baixinhos:

6 meses

Até os seis meses de idade, pediatras não indicam o uso de repelente nos bebês. Nessa idade, o melhor remédio é o “olho de mãe”! Proteja o bebê com roupas fresquinhas e compridas, prefira tecidos naturais, que não esquentem demais no calor e permitam a respiração da pele.

Outros cuidados importantes que se deve tomar, são cuidados com a casa:

Para afastar os mosquitos que transmitem doenças, elimine qualquer tipo de criadouro com água parada, use telas de proteção nas janelas, e para bebês que ainda não ficam de pé, utilize mosquiteiro no berço.

Se ainda assim, a infestação de mosquitos for grande, use aparelhos de tomada que liberam inseticida. O mais recomendado é liga-lo quando a criança não estiver no quarto e depois desligá-lo. Outra opção, é passar repelente no lado externo da roupa, mas cuidando para não aplicar em partes que possam ser levadas à boca.

6 meses a 2 anos

Nessa faixa de idade, as crianças ainda são vulneráveis, e qualquer coisa deve ser avaliada com cuidado. O único produto permitido é a loção ‘JOHNSON'S® baby Loção Antimosquito’, que é o primeiro repelente do mercado seguro e eficaz para bebês com 6 meses. Isso porque é o único com formulação atóxica. Além disso, sua fórmula sem álcool não resseca a delicada pele do bebê, é clinicamente testada e repele mosquitos, pernilongos, borrachudos e outros insetos por 4 horas.

De 2 a 12 anos

Os princípios liberados são Icaridina e DEET, mas sempre as versões para crianças. Elas são menos tóxicas, pois tem menor concentração.

Outros cuidados com o Repelente

- Dê preferência as loções para passar no corpo, os sprays ficam no ar por um tempo, as crianças respiram mais e podem ser mais sensíveis.

- Deve ser passado primeiro nas mãos de um adulto e depois aplicado na pele da criança: Isso porque há mais risco de a criança aspirar o repelente quando se aplica direto na pele.

- É importante que o repelente seja o último item a ser aplicado: Quando você o passa antes do protetor solar ou de algum creme hidratante, e depois aplica o segundo produto por cima, ele perde seu efeito!

- Aplique-o longe das mucosas do rosto, como olhos e boca: Mas não deixe de passar na face, afinal apesar de raro, é uma região exposta que pode ser picada.

- Aplique o repelente apenas em áreas de pele expostas: As roupas já são uma proteção natural contra os mosquitos e pernilongos, portanto aplicar o produto embaixo delas só deixará você exposto a uma maior quantidade de produto sem necessidade

- Reaplicações: Ao contrário do que se pensa, os repelentes só podem ser reaplicados poucas vezes ao dia, justamente por que a superexposição às substâncias dele pode fazer mal à pele.

 

Até a próxima, mamães. Beijos!