Seu bebê caiu da cama? Fique atenta aos sinais!

Seu bebê caiu da cama? Fique atenta aos sinais!

Que mãe nunca passou por um momento de preocupação após a queda do seu bebê? Difícil alguma não ter passado por isso, pois não é algo muito raro de acontecer. O neurocirurgião Mauricio Mandel, formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, atenta para alguns cuidados que devem ser tomados quando acontecer. “Se o bebê leva um tombo grande do sofá, da cama, do trocador, da banheira ou do berço, por exemplo, ele deve ser examinado por um médico com muita atenção para verificar se há ou não alguma lesão séria”.

Levar o bebê ao médico é importante para saber se não houve lesões internas ou a quebra de algum osso. “As quedas podem ser muito graves em bebês, mas a boa notícia é que assim como os ossos são mais flexível, a cabeça do bebê também é mais resistente, o que diminui as chances de traumatismo”, afirma o neurocirurgião.

Se não houve choro e o bebê parece estar bem, provavelmente não foi nada sério, mas é importante que fiquem atentas pelo menos durante as próximas 24 horas para verificar se há alguma anormalidade, principalmente se a batida foi na cabeça.

Atenção: Intensidade da Queda

Mamães, muita atenção com a intensidade da batida ou da queda, e também com a região atingida. “A região moleira é uma das áreas mais sensíveis do bebê, qualquer pancada atrás das orelhas e na lateral da cabeça precisam ser diagnosticadas, pois é ali que as artérias podem se romper e criar hematomas”, revela Mandel. Se houver choque nessa região, observe se a moleira incha ou afunda.

Após a queda pode dormir ou não?

Uma dúvida que sempre deixam os pais preocupados é se a criança pode dormir ou não depois de uma batida. Não é bom que a criança durma logo em seguida, pois pode dificultar a identificar os sintomas caso a lesão tenha sido grave. “Depois de todo o estresse e choradeira da queda, o seu filho pode ficar cansado e querer dormir. Deixe que o seu filho descanse pelo menos durante uma hora, e procure acordá-lo para verificar se está tudo bem”, recomenda.

Conversar é a melhor maneira de prevenir

Quando a criança já se comunica fica mais fácil identificar a proporção da lesão, ela pode lhe ajudar respondendo algumas perguntas, por exemplo, se está tonta, enjoada, onde dói, se está com sono. Caso você não esteja perto na hora do acidente, pergunte para quem viu: o que ela estava fazendo quando caiu, de que altura e de onde caiu, qual parte da cabeça bateu. Agora, se o seu filho ainda é bebê, tome precauções. “Se o seu bebê ainda dorme no berço, regule de maneira correta, conforme seu filho comece a ficar em pé ou se apoiar. O ideal é colocar a grade acima da linha dos mamilos, para evitar quedas, e retire do berço tudo o que pode servir de apoio”, aconselha o neurocirurgião.

Quando procurar um pronto-socorro?

O neurocirurgião Mauricio Mandel explica em quais situações você deve levar o seu filho com urgência num pronto-socorro para um atendimento médico. Veja quais são elas:
- Quando houver sinais de fratura, braço ou perna desalinhados, pulso torto, dor quando o bebê apoia o braço no chão ou faz algum movimento;
- Se o bebê estiver respirando, mas não reage quando você fala com ele, ou se você não conseguir acordá-lo;
- Se o pequeno estiver sangrando e você não conseguir parar o ferimento;
- Se o bebê desmaiar após a queda ou pancada;
- Se ele continuar chorando e reclamando de dor após uma hora do tombo;
- Se o bebê tiver um corte que pareça profundo, procure imediatamente um atendimento médico.

Beijos mamães e até a próxima ;*