Shantala: Massagem terapêutica para bebês

Shantala: Massagem terapêutica para bebês

Olá mamães, no post de hoje vamos falar sobre os benefícios da Shantala. É uma técnica de massagem terapêutica para bebês, trazida  do Oriente  para o Ocidente pelo obstetra francês Dr. F. Leboyer.

Sua origem reside na Índia. Em uma passagem por lá, o Dr. F. Leboyer  ficou encantado com a força dos movimentos que uma mãe massageava seu bebê e os benefícios que o proporcionava, e decidiu importar a sequência de movimentos para o Ocidente e batizar a técnica com o nome daquela mulher: Shantala. 
Um dos principais motivos para realizar a shantala é fortalecer o vínculo do papai e da mamãe com o bebê! A ideia é  que através do toque de suas mãos, você possa transmitir todo seu amor e carinho. E assim, surgir um relacionamento repleto de coisas boas com o seu baixinho. 
Além disso, a Shantala proporciona uma série de benefícios: 
O toque em todas as regiões do corpo do bebê, deixa a criança mais tranquila e menos chorosa. Este relaxamento pode contribuir também para o alívio das cólicas e proporcionar um sono mais gostoso. 
A massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.
Através da Shantala, a criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo e consegue se movimenta melhor. À medida que ela vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas enquanto anda de um lado para o outro.
Outra vantagem, é a maior abertura de contato com outras pessoas. Por ter esse contato físico de amor com os pais, tendem a se tornar mais receptivos ao toque em geral e a ter mais facilidade  para se relacionar .
A Shantala não se trata somente do contato de peles, mas também de sentir sensações através da audição, olfato, e da visão.  Por isso, para eles, esse momento é tão agradável!
 
• Dicas de como realizar a Shantala
Massagem no peito e na barriga: Deslize suas mãos do meio do peito do bebê para as axilas. Com um toque suave, deslize as mãos da barriga para os ombros, formando um X.
Massagem no braço e mão: Segure na mão do bebê com uma mão e com a outra deslize da axila para o punho e esfregue seus polegares da palma da mão do bebê até os dedinhos. Um por um, suavemente, tentando que o movimento seja constante. Deslize sua mão aberta na mão aberta do bebê e, ainda com as mãos, agora em forma de concha, escorregue da lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril e termine o movimento fazendo pequenos círculos com os dedos em volta do umbigo do bebê.
Massagem nas pernas e pés: Deslize suas mãos desde a coxa até os pés e, com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo. Deslize seus polegares na planta do pé fazendo, no final, uma massagem suave em cada dedinho.
Massagem nas costas: Vire o bebê de barriga para baixo e deslize suas mãos das costas até o bumbum.
Massagem no rosto: Coloque o bebê de frente para você e trace com os polegares pequenas linhas horizontais no rosto, massageie as bochechas e faça movimentos circulares próximo ao canto dos olhos. Ao fazer esta massagem procure olhar sempre nos olhos do bebê e ir conversando com ele em todo o momento. 
Esta massagem dura em média de 5 a 10 minutos e pode ser feita todos os dias, o melhor horário é realizá-la após o banho, antes de vestir a roupa.
 
• Dicas para melhorar esse momento
- Escolha um momento em que seu  filho esteja relaxado, bem humorado e alimentado;
- Use um lugar seguro e confortável para realizar a massagem;
- Coloque seu bebê em uma posição que ele possa ver seu rosto;
- Garanta que o quarto está aquecido e que a luz não esteja muito clara, e se preferir, coloque uma música suave e relaxante;
- Antes de começar, lave as mãos e retire as jóias; 
- Tenha em mãos o necessário, como óleo, toalha, fraldas limpas e a roupinha. Lembrando que o óleo para a massagem deve ter sua fórmula adequada para a pele de bebês! Massagear seu bebê com óleo reduz a fricção, ajudando a manter seus movimentos mais suaves e rítmicos.
Insira na rotina do seu bebê este momento! Esse contato ajuda a construir as bases do desenvolvimento emocional e intelectual no decorrer da vida. Então, da próxima vez que for dar banho no seu baixinho, faça uma massagem nele. É um ato de amor e significa muito para o seu desenvolvimento.
 
Beijos e até a próxima!