16 brincadeiras que seus filhos vão adorar

16 brincadeiras que seus filhos vão adorar

Até certo tempo atrás, brincar era sinônimo de usar a imaginação e criatividade, afinal, a tecnologia não oferecia tantas opções como hoje.  Quem nunca “lascou o dedão” na calçada enquanto brincava? Ou voltava para casa só quando a mãe chamava para tomar banho?

Claro, nós entendemos que atualmente, brincar na rua não é mais tão seguro como antes, mas ainda há muitas atividades divertidas que as crianças podem fazer para passar o tempo longe de computadores e videogames. Quer ver?

 

Stop

Em um papel, as crianças fazem uma tabela ou coluna com itens como nome, cor, cidade, estado ou país, carro, fruta, ou as definições que preferirem. Uma letra do alfabeto deve ser sorteada, da maneira que desejarem. Com a letra escolhida, os jogadores devem escrever em cada um dos itens uma palavra que começa com aquela letra. Quem terminar primeiro diz “stop” e os demais param de escrever. As respostas iguais valem 5 pontos, diferentes valem 10 e se os demais não colocaram nada, vale 15. Ganha quem tiver maior pontuação no fim do jogo.

 

Morto-vivo

Com as crianças em fila, uma pessoa de fora deve ordenar “morto”, que significa que elas devem se abaixar, e “vivo” quando elas devem ficar em pé. A pessoa que dará as ordens deve ir alternando ou repetindo as palavras, para confundir as crianças. Quem errar fica fora da brincadeira.

 

Pular corda

Pode ser o simples pular sozinho, mas em grupo é muito mais legal. Ainda mais com as canções de pular corda, que tornam a brincadeira mais dinâmica e divertida.

 

Telefone sem fio

Pode ser feita em círculo ou com as crianças enfileiradas. Uma delas inicia a brincadeira falando uma frase no ouvido de quem estiver próximo. Quando a mensagem chegar até a última pessoa, ela deve falar em voz alta. Se for exatamente o que o primeiro disse, o último vai para o primeiro lugar na fila para criar uma nova frase. Se não for, a brincadeira começa de novo.

 

Dança da cadeira

Organize as cadeiras em forma de círculo, com o assento para fora. Deve haver uma cadeira a menos que o número de participantes. Uma pessoa deve ficar responsável por parar a música. Enquanto a música toca, os participantes andam em fila indiana ao redor das cadeiras. Quando a música para, devem se sentar imediatamente na cadeira mais próxima. Quem sobrar sai da brincadeira, retirando uma cadeira. Vence quem conseguir sentar na última cadeira que sobrar.

 

Quem sou eu?

Em uma roda, cada um escolhe o nome de um filme, personagem ou celebridade, escreve o nome em um papel e gruda na testa de um dos participantes, sem que ele veja o que está escrito. Quem estiver com o papel na testa deve fazer perguntas aos demais para tentar adivinhar o que está escrito, como “sou homem?”, “sou jovem?”. Ganha quem acertar com menos pistas.

 

Empinar pipa

Para alguns, a parte divertida da brincadeira é a confecção da própria pipa. Quando pronta, um adulto pode segurar o carretel enquanto a criança segura a pipa na direção contrário ao vento. Desenrole em torno de 15 ou 20 metros de linha e deixe que ela fique um pouco solta conforme um estiver afastado do outro. Quando sentir uma rajada de vento, a criança deve soltar a pipa. Controle ela soltando ou recolhendo a linha no carretel. É indicado realizar a atividade perto de morros ou locais mais abertos como campos e praias, onde haja bastante vento. Jamais solte pipa próximo a fios elétricos, aeroportos, rodovias e estradas.

                       

O limão entrou na roda

Não precisa ser necessariamente um limão, pode ser qualquer outro objeto pequeno. Em círculo, as crianças colocam a mão direita aberta em cima da mão do colega ao lado, e a mão esquerda aberta embaixo da mão do colega. Todos cantam “o limão entrou na roda, ele passa de mão em mão. Ele vai ele vem, ele ainda não chegou, ele vai ele vem, ele ainda não chegou”, enquanto passam o objeto com a mão direita para a do colega. Quando a música acabar, quem ficou com o objeto na mão deve sair. Quem ficar por último deve pagar um mico escolhido pelos amigos.

 

Leia também: 9 dicas para estimular a inteligência do seu bebê.

 

Caça ao tesouro

Um adulto esconde um objeto e deixa pistas que chegam ao tesouro, ou pode ser um mapa. Quanto mais “difícil” o caminho para encontrar o tesouro, mais divertido para as crianças. Se o local for maior, melhor ainda.

 

Gato mia

Esta brincadeira deve ser feita em um quarto ou sala escura. Uma criança deve se retirar do local, enquanto as outras se escondem. Ao retornar, ela deve tentar encontrar os outros participantes. Ao encontrar um deles, quem estava procurando deve dizer “gato mia” e o jogador que foi pego deve miar disfarçando a voz, para que não seja descoberto. Se o pegador descobrir, troca de lugar com quem foi pego, se não, a brincadeira começa novamente. Dica: o pegador pode fazer piadas ou sons para que os colegas deem risada, facilitando encontra-los. Se não tiver como fazer em um quarto escuro, vale colocar uma venda nos olhos de quem deverá encontrar os demais.

 

Cabo de guerra

Para essa brincadeira, é necessário apenas uma corda e duas equipes com números iguais de integrantes. Basta fazer uma marcação no chão, onde deverá ficar o meio da corda, enquanto as duas equipes a puxam para seu lado. Ganha quem ficar com a maior parte da corda a partir da marcação, por pelo menos um minuto.

 

Cozinhando na natureza

Com panelas ou potinhos velhos (ou de brinquedos), a criança pode usar a imaginação para “cozinhar”. A atividade pode ser realizada em qualquer lugar, utilizando elementos naturais como água, terra, folhas, plantas, etc. Brincadeiras feitas “de mentirinha” imitando atividades realizadas no dia a dia são superdivertidas para os pequenos e ótimas para desenvolver a criatividade.

                                                                                  

Amarelinha

Com o desenho da amarelinha feito no chão, a criança joga uma pedrinha na primeira casa. Em seguida, pula com um pé só nas casas individuais, e com os dois nas duplas, até chegar ao céu. Ao retornar, ela deve lembrar de pegar a pedrinha de volta. Na próxima rodada, joga a pedrinha na segunda casa e assim sucessivamente. Perde quem pisar nas linhas, pisar na casa em que a pedra está, não acertar a pedrinha na casinha ou esquecer de pegá-la de volta.

 

Não me faça rir

Uma das crianças deve ficar séria, enquanto a outra tenta fazê-la rir. O tempo deve ser cronometrado. O objetivo é ficar sério por maior tempo. Quem rir primeiro perde.

 

Profissões

Assim como brincar de cozinhar, escolher uma profissão para brincar também é bastante saudável. Brincar de escolinha com os amigos, fingindo ser professor, brincar de bancário fazendo contas e mexendo com papéis, de jornalista fazendo entrevistas, dançando como bailarino, entre inúmeras outras profissões, pode ser um passatempo bastante divertido.

 

Passa anel

Formando um círculo, as crianças devem sentar com as mãos juntas. Uma delas deve ficar de fora. O escolhido para passar o anel, deve passar suas mãos nas mãos de todos os participantes, escolhendo um para deixar o anel, discretamente, sem que ninguém perceba. A criança que ficar de fora deve adivinhar com quem está o anel. Se acertar, elas trocam de lugar, se não, continuam nas mesmas posições.      

 

Com essas ideias, não faltam opções para fazer a alegria da criançada. Que tal reunir a turminha em casa e começar a diversão?

Na próxima semana traremos mais dicas e novidades, fiquem ligadinhos.

Beijos