Cuidados com os Primeiros dentinhos!

Cuidados com os Primeiros dentinhos!

Olá mamães,

Seu bebê está ranzinza, febril e babando muito? São sinais de que os primeiros dentinhos querem se mostrar para o mundo!

A erupção da dentição de leite não é muito divertida e na maioria dos casos começa aos seis meses de idade. Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano, esse atraso é comum, não precisa se preocupar caso o seu filho comemore seu primeiro aninho sem dentinho. Aos 3 anos, ele terá todos os dentes de leite (dentição decídua completa), 10 dentes na arcada de cima e 10 na arcada de baixo.

 

Sintomas

Os primeiros sinais de que os dentinhos estão chegando podem começar até dois meses antes do grande evento. Os mais comuns são:

  •         Coceira na gengiva pela pressão dos dentes,
  •         Gengiva inchada e esbranquiçada e
  •         Aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva.
  •         Irritabilidade e mau humor
  •         Tentativa de morder tudo o que está pela frente
  •         Falta de apetite
  •         Problemas para dormir

Nesses momentos, por conta do incômodo, o bebê leva a mão e tudo o que pega à boca para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar também estados febris, vômitos e diarreias. 

 

Como aliviar os sintomas

  •         Para aliviar a coceira gengival, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. Deve escolher estes objetos com cuidado, preferindo os de plástico mole, para não ferir as gengivas. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.
  •         Aos seis meses, o período de introdução de novos alimentos também se inicia. Comece aumentar a consistência dos alimentos gradualmente. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação. Alimentos mais frios como um purê de maçã, um pudim de leite ou um iogurte de frutas podem ajudar também.
  •         Um método simples que a mamãe pode fazer é massagear com o dedo indicador ou com uma dedeira toda a gengiva, sempre com a mão bem limpa! Faça uma massagem firme até ouvir um barulhinho da fricção, que será, além de tudo, uma ótima distração. O alívio é temporário, mas o bebê ficará agradecido e, acima de tudo, confortado pelo seu toque. 
  •        Se o bebê ficar com o queixo vermelho e irritado por causa da baba, pode colocar o creme que utiliza para as assaduras porque ele contém vitamina A e zinco, que ajudam a proteger e a regenerar a pele.
  •        A terapia do mimo e dos abraços também funciona. Abraços e beijinhos extra podem fazer muita diferença!

Se nada disso ajudar, consulte o seu pediatra que poderá receitar analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor.

 

Cuidados com a limpeza

Os dentes de leite apesar de temporários, são muito importantes e por isso devem ser bem cuidados! Além de ter como função a mastigação, são importantes também na fala, na manutenção do espaço e alinhamento dos dentes definitivos. Se não houver os devidos cuidados, a criança pode, desde muito cedo, ser afetada por lesões de cáries.

Os primeiros cuidados com a higiene bucal do bebê devem começar mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos, conforme já explicamos em outra matéria, que pode ser conferida aqui.

Depois do nascimento do primeiro dente, deve-se começar a escovação duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, sendo esta última mais importante. Escolha uma escova de dentes adequada ao tamanho da boca da criança e com cerdas macias. Use apenas água. O creme dental apenas a partir de 1 ano de idade, pois tem flúor. Depois do bebê fazer 1 ano, já se pode usar creme dental próprio para a idade do bebê, sendo que a quantidade de creme dental necessária deve ser mínima.

O cuidado com a dentição precoce do seu bebê é sinônimo de um sorriso saudável no futuro.

 

Beijos e até a próxima! ♥