Leitura: 18 sugestões de livros que as crianças vão adorar

Leitura: 18 sugestões de livros que as crianças vão adorar

Os livros têm o poder de nos levar muito além de onde estamos fisicamente. Entrar em uma história, viver um drama, um romance, uma aventura é, além de prazeroso, um hábito muito saudável.

E se para a mente de um adulto esse hábito é benéfico, imagine para as crianças!

Diversas pesquisas têm mostrado que quando as crianças praticam a leitura desde pequenas, desenvolvem habilidades como melhor pronúncia das palavras, facilidade no aprendizado e melhor comunicação. A criatividade também é aprimorada com a leitura e a criança adquire mais cultura, principalmente se ler um pouco de cada assunto.

A familiaridade com a escrita, clareza durante a alfabetização e fixação da grafia correta das palavras, também são pontos positivos da leitura nessa fase. Sem falar que é gratificante ver seu pequeno se interessando por livros – e melhor ainda, vê-lo trocando televisão ou videogame por páginas cheias de histórias.

Criar um momento durante o dia, dedicado somente à leitura é uma boa dica para inserir a prática na rotina das crianças. Se for antes de dormir é ainda melhor, já que é um momento de relaxamento e tranquilidade, favorecendo a qualidade do sono.

 

Veja também: Os melhores filmes dos anos 90 para assistir com a família

 

Para ajudar, criamos uma lista com 18 sugestões de livros que seu pequeno vai adorar. Veja:

 

 Livros lançados em 2016

 

A Viagem, de Francesca Sanna

Conta sobre a travessia de uma família que foge da guerra para buscar um novo lar. Foi inspirado em relatos reais de refugiados.

 

Zum Zum Zumbiiiiiiii, de Sônia Rosa

Não é só no mês da Consciência Negra que devemos ler sobre o assunto. O livro aborda uma importante reflexão sobre a escravidão e conta um pouco da luta dos africanos na história do Brasil. É claro, Zumbi dos Palmares não teria como ficar de fora dessa narrativa, não é mesmo? Leitura muito interessante, sempre!

 

O Livro Que Lê Gente, de Alexandre de Castro Gomes

É a história de um livro que foi deixado de lado pelos leitores, permanecendo em uma estante. Lá, conhece outro livro, mais antigo, que lhe mostra como enxergar a diversidade e riqueza dos humanos. Juntos, descobrem histórias incríveis.

 

Era Uma Vez O Lobo Mingau, de Alessandra Roscoe

O protagonista dessa história é Mingau, um lobo que vive completamente fora do padrão. Ele leva ao divã assuntos como aceitação de diferenças, padrões sociais e características individuais.

 

Quando A Gente Tem Saudade, de Vana Campos

Quando a gente tem saudade, as horas passam bem de vagar, o tempo parece mole e derrete como um sorvete ao sol. A saudade vive em uma casa muito especial assim como a do caracol. Uma leitura sensível e doce.

 

As Cores Dos Pássaros, de Lúcia Hiratsuka

Uma obra poética, que junto às ilustrações fantásticas, apresentam uma mistura de fábula japonesa de crianças brasileiras. Vale a pena descobrir como essa mescla pode encantar a criançada.

 

O Ele Falante, de Bill Borges

O animal mais falante da floresta era o elefante. Quando a primavera chegou, simplesmente parou de falar. Não disse mais nenhuma palavra. Embarcar nessa história e descobrir o motivo desse silêncio repentino vale muito a pena!

 

 Clássicos da literatura infantil

 

O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett

Ao chegar na casa de um menino que vivia isolado de tudo, uma garota muito esperta o faz viver emocionantes momentos, principalmente com a descoberta de um jardim secreto.

 

Livro De Histórias, de Georgie Adams

Reúne famosos contos como “Os Três Porquinhos”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cachinhos Dourados”. Apresenta um formato diferente dos antigos contos, instigando o leitor ao senso crítico, não deixando de serem clássicos.

 

O Menino Maluquinho, de Ziraldo

A famosa obra de Ziraldo relata as aventuras e confusões de um menino, que com seu jeito alegre e uma panela na cabeça, encara diversas aventuras na companhia dos amigos.

 

A Vida Íntima De Laura, de Clarice Lispector

Laura é uma galinha meio marrom, meio ruiva, com um pescoço muito feio. Mas por dentro é muito bonita, além de ser simpática. É casada com um galo muito vaidoso chamado Luís, que gosta muito dela. De todos os ovos que sempre botava, se orgulhava muito de Hermany, um pintinho muito guloso.

 

Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles

A vida é feita de escolhas e, muitas vezes, são difíceis de resolver. Esse é o tema abordado no livro, de forma criativa e lúdica, composto por cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas e adivinhas do folclore.

 

A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari

O livro utiliza como linguagem apenas imagens, suficientes para encantar qualquer criança. Uma bruxinha atrapalhada, que pode realizar seus desejos através da varinha mágica, acaba passando por situações inusitadas, com consequências engraçadas. O livro é formado por dez historinhas, que aguçam a imaginação das crianças, quando criam os diálogos em suas mentes.

 

Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado

Ana Maria Machado narra a relação de uma menina de nome Isabel, com sua bisavó Bia, que conheceu em um retrato quando pequena.

 

Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha

Composto por três contos, o livro apresenta três crianças que vivem no espaço urbano. Espertas, conseguem resolver impasses com vivacidade.

 

O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry

Narra a história de um aviador que, após uma pane no avião, teve que pousar no Deserto do Saara, na África. Tentando consertar o avião, ainda perdido, é surpreendido por um garotinho que lhe faz muitas perguntas. O aviador o chama de Pequeno Príncipe. A amizade que se inicia torna-se cheia de histórias e lições que valem a pena ser lidas por crianças e adultos!

 

A Casa Sonolenta, de Audrey Wood

A casa é sonolenta, possui uma cama muito aconchegante e todos sempre estão dormindo. Mas o tom sonolento que o livro apresenta com repetições é interrompido por uma pulguinha que está acordada.

 

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

Com diversas pequenas histórias, a obra promete encantar e levar o pequeno leitor a um mundo imaginário cheio de aventuras.

 

Saiba mais: Aprenda 9 dias para estimular a inteligência do seu bebê

 

Incentivar o seu filho a ler pode ser uma boa hora para dar o exemplo. Portanto, papais e mamães, peguem seus livros, juntem-se aos seus filhotes e curtam quantas histórias vocês conseguirem!

 

Até a próxima semana, beijinhos