Quais as mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação?

Quais as mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação?

Assim que a gravidez é descoberta, logo vem a ansiedade de ver a barriga crescendo. Mas, não é só a barriguinha que muda no corpo da mulher não. As alterações hormonais ocorrem logo no início e causam diversos outros sintomas além de náuseas e interrupção da menstruação.

As mudanças e sintomas podem ocorrer de modo diferente para cada mulher, afinal, cada organismo reage de um jeito às alterações.

Para que as novas mamães de plantão conheçam um pouquinho mais sobre essa fase tão bonita, explicamos a seguir um pouquinho sobre o que acontece com seu corpo durante cada mês da gestação. Acompanhe:

 

O que muda no corpo da mulher durante a gravidez?

 

  • 1º mês

Ele QUASE passa despercebido para algumas mulheres. Quem geralmente tem sintomas fortes de TPM pode ter certa dificuldade para perceber a gravidez, já que os sinais são parecidos, só que um pouco mais intensos. Esse processo acontece devido ao Beta HCG, também chamado de hormônio da gravidez. Nesse período a menstruação é interrompida, podendo também ocorrer dor no abdômen, alterações emocionais e sensibilidade nas mamas.

 

  • 2° mês

Você com certeza já ouviu falar que muitas grávidas ficam sonolentas, com enjoos e com as mamas maiores. Isso ocorre, pois o sistema neurológico da mulher está sofrendo alterações também, por conta da produção hormonal. Como o útero começa a crescer, vai pressionando a bexiga, por isso a vontade de urinar com frequência.

 

  • 3º mês

Se o peso aumentar um pouquinho até aí, não se preocupe. É normal que nesse estágio da gravidez a mãe ganhe dois ou três quilos no peso. Dores de cabeça e nas gengivas podem ocorrer, já que o volume de sangue que circula no corpo aumenta, para dar conta do útero e do feto. Alterações nos cabelos e unhas, bem como visibilidade de algumas veias podem surgir também.

 

  • 4º mês

É quando a fome começa a aumentar, junto com a energia e disposição. Também, é claro, a barriguinha começa a aparecer e o feto já pode ser sentido.

 

Leia também: Conheça os hábitos que favorecem uma alimentação tranquila.

 

  • 5º mês

Se no quarto mês o bebê já dá os primeiros sinais, no quinto ele mostra que já sabe se mexer. O coração da mulher tende a acelerar e azias podem ser sentidas. Normalmente aumenta o número de pelos no corpo e há alterações na pele. Atividades físicas leves e alimentação saudável são fatores muito importantes aqui. Caso a mãe não tenha o hábito de dormir pelo menos oito horas por noite, é muito importante que neste período este tempo seja respeitado.

 

  • 6º mês

Com a barriga crescendo, a pele começa a se esticar, causando coceiras nessa área. Com isso, vêm as dores nas costas e possível aparecimento de varizes nas pernas.

 

  • 7º mês

Com alguns quilos a mais, é bem provável que o cansaço comece a aumentar. Novas alterações hormonais ocorrem, já que o corpo está começando a se preparar para o parto.

 

  • 8º mês

Quase no momento do nascimento do bebê, aqui o organismo da mãe passa a produzir um líquido que vem antes do leite materno, chamado de colostro. Aparecem secreções vaginais e as contrações aumentam, assim como o útero. Como o bebê está perto dos pulmões, a mãe pode ter certa dificuldade para respirar. É importante ressaltar os cuidados na hora de se alimentar.

 

  • 9º mês

Com o bebê já encaixado na bacia da mãe, é normal que a gestante sinta ainda mais vontade de urinar, pois o útero está comprimindo cada vez mais a bexiga. Desse modo, dores na bacia e na região baixa da coluna lombar se tornam frequentes. A qualidade do sono provavelmente diminuirá nesta fase. Os seios ficam inchados e a falta de ar pode continuar.

 

Não esqueçam mamães, de manter a alimentação saudável durante e após a gestação, já que esse fator interfere também na amamentação. Ainda na barriga da mãe, o bebê precisa de nutrientes para crescer com saúde e completar sua formação. Para saber mais dicas sobre alimentação durante a gestação, clique aqui.

Quando as dúvidas sobre o seu pequeno forem surgindo nessa nova e linda fase, visite nosso blog e fique por dentro de diversos assuntos. Nós adoramos tudo que está relacionado aos bebês e ao bem-estar deles.

 

Até a próxima semana! Beijinhos 

 

 

Fonte: Revista Viva Saúde