O lado positivo e negativo da gravidez aos 20, 30 e 40 anos

O lado positivo e negativo da gravidez aos 20, 30 e 40 anos

Nem sempre viver conforme o planejamos é o que realmente acontece. Pode ser que você sonhe em ter um filho aos 32, mas ele chegue aos 25. Você pode planejar engravidar com 28, mas conseguir apenas com 43. A vida não segue sempre o roteiro que escrevemos pra ela e, vamos combinar, ela adora fazer surpresas.  

A gestação é um período intenso, cheio de emoções, dúvidas e sensações que não conseguimos explicar. Gerar um bebê é uma experiência mágica e única na vida da mulher e deve-se aproveitar ao máximo cada segundo.

São vários os fatores que influenciam em uma gravidez; estudos, estabilidade financeira, carreira, relacionamento, etc. Mas, o que realmente tem forte influência na hora de engravidar são as condições do corpo da mulher, bem como seu sistema reprodutor, que variam de acordo com a idade.

Acompanhe e entenda melhor o que acontece com o corpo aos 20, 30 e aos 40 anos de idade.

 

Leia também: Quais as mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação?

 

Quais os aspectos positivos e negativos de cada década para uma gravidez?

 

Os 20 anos

Aspectos positivos: Nessa idade a mulher está no auge do período fértil e ovulação. A recuperação do corpo de antes da gestação ocorre de maneira mais rápida, além dele estar melhor preparado para as mudanças que ocorrem, já que as articulações são mais saudáveis e provavelmente terá desenvolvido menos problemas de saúde nessa idade. Os riscos são consideravelmente menores quando se engravida na casa dos 20 anos; menor risco de complicações como diabetes gestacional e hipertensão, baixo risco de anormalidade ou malformação do feto, menor risco de complicações no parto ou de desenvolver câncer de mama e no ovário após a gravidez.

Aspectos negativos: É nessa fase que tomamos algumas das decisões mais importantes, principalmente as que envolvem trabalho ou estudo. Além do mais, a maioria das mulheres, nessa idade, ainda está se dedicando a construir uma carreira sólida, por isso, pode não ser a melhor hora para pensar em engravidar, já que um filho exige muito tempo e dedicação. Mas, é como diz o ditado “cada caso é um caso”, as condições financeiras e emocionais, por exemplo, mudam muito de pessoa para pessoa, o que pode afetar direta ou indiretamente na decisão.

 

Os 30 anos

Aspectos positivos: Aos 30 anos, você provavelmente já terá uma carreira profissional consolidada, ou seja, terá maior segurança no setor financeiro e isso realmente importa, afinal, quem não quer proporcionar uma vida confortável aos filhos? A disposição física é outro ponto positivo, pois na casa dos 30 anos você ainda possui pique para cuidar de uma criança. Sem falar na maturidade, que será maior que a dos 20 anos.  

Aspectos negativos: A fertilidade cai consideravelmente nesse período, principalmente após os 35 anos. O risco de diabetes gestacional já é um pouco maior e o índice de prematuridade e aborto espontâneo também cresce a partir dos 35.

 

Veja mais: Conheça os hábitos que favorecem uma gestação tranquila.

 

Os 40 anos

Aspectos positivos: A mulher de 40 anos é madura, experiente e provavelmente terá ainda mais certeza de que o filho poderá crescer com melhores condições.

Aspectos negativos: Por outro lado, o corpo não atende da mesma forma aos sinais da maternidade. Aos 40 anos a fertilidade cai, já que os óvulos diminuem a metade e o ciclo menstrual fica cada vez mais irregular antes da menopausa. Portanto, há mais riscos nessa idade como: anormalidades, aborto espontâneo, além de o bebê poder desenvolver Síndrome de Down. O corpo demora mais para voltar ao normal depois da gestação, ficando mais fácil sofrer com aumento de peso. A disposição física não é mais a mesma dos 20 ou 30 anos e, quanto maior a idade da mãe, menor é o crescimento do feto.

Saiba mais: Como manter uma alimentação saudável durante a gestação?

 

Também é preciso lembrar que os hábitos e estilo de vida da mulher são fundamentais para a saúde do bebê. Alimentação, exercícios físicos regulares, controle do stress, não fumar e ingerir bebidas alcoólicas, não praticar exercícios físicos muito intensos, são alguns dos aspectos a serem cuidados.

Outro ponto importante de ressaltar é o acompanhamento médico que, independente da idade, deve ser iniciado o quanto antes.

Seja qual for a idade da mamãe, a Aconchego do Bebê estará sempre perto para dar dicas sobre esse universo mágico que é a maternidade, além de oferecer as melhores roupinhas para seu pequeno!

Voltaremos na próxima semana, fiquem ligadinhos.

Beijinhos